Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Do que são formados os milhares de asteroides do Sistema Solar

Apenas na órbita ao redor do Sol, a Terra passa por centenas de toneladas de meteoros

Do que são formados os milhares de asteroides do Sistema Solar
Notícias ao Minuto Brasil

22:53 - 14/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Telescópios detectaram pela primeira vez, em outubro de 2017, um asteroide que veio de fora do Sistema Solar: o 'Oumuamua', palavra em língua havaiana que significa "mensageiro distante que chegou primeiro".

Notícias ao Minuto

Por "aqui", os asteroides do Sistema Solar se concentram, em sua maioria, em três grandes estruturas: o cinturão de Asteroides, o cinturão de Kuiper e a nuvem de Oort. Apenas na órbita da Terra ao redor do Sol, o nosso planeta passa por centenas de toneladas de meteoros. Acontece que muitas vezes eles são tão pequenos que nem chegam a ser notados.

De acordo com a BBC, o físico Othon Winter, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), explica que estas concentrações de objetos rochosos e de gelo começaram na origem do Sistema Solar.

"Os asteroides se localizam em órbitas mais próximas da nossa estrela e são majoritariamente formados por componentes refratários, como silicatos e metais. Os cometas têm órbitas mais distantes (bem excêntricas) e são, em sua maioria, compostos de materiais voláteis, principalmente água - na forma de gelo", explica o cientista.

Leia também: 'Chuva de elétrons' que dá origem à aurora é observada pela 1ª vez

Campo obrigatório