Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prefeitura do Rio demora a interditar ciclovia que caiu após temporal

O Rio está em estado de atenção após ter registrado fortes chuvas desde a noite de quarta

Prefeitura do Rio demora a interditar ciclovia que caiu após temporal
Notícias ao Minuto Brasil

14:18 - 15/02/18 por Folhapress

Brasil Providência

A Prefeitura do Rio demorou cerca de duas horas para interditar por completo a ciclovia Tim Maia, que liga o Leblon, na zona sul, à Barra, zona oeste. Um trecho em São Conrado desabou no início da manhã desta quinta-feira (15). O Rio está em estado de atenção após ter registrado fortes chuvas desde a noite de quarta e que continuaram durante a madrugada. Ao menos três pessoas morreram em razão das chuvas.

+ Três cidades paulistas decretam estado de emergência após temporais

Não houve feridos no desabamento da ciclovia, o segundo desde a sua inauguração em 2016. A demora na interdição fica evidente quando analisados os horários de alertas sobre o assunto enviados pelo Centro de Operações da Prefeitura. Pouco antes das 7h, o COR divulgou que um trecho da ciclovia havia desabado e que equipes da Defesa Civil municipal estariam a caminho.

Somente às 8h42, a ciclovia teve toda sua extensão interditada. Nesse intervalo, ciclistas chegaram a circular em partes da pista que ficaram de pé.

A ciclovia Tim Maia liga a zona sul à zona oeste. A pista segue o trajeto da orla e parte significativa está instalada sobre uma estrutura suspensa ao lado do mar. O trecho que desabou nesta manhã fica na praia de São Conrado, onde o chão sob a pista cedeu e a parte da estrutura colapsou.

A ciclovia já havia sofrido com desabamento, mais grave, em abril de 2016, menos de três meses após a inauguração em janeiro daquele ano. A ideia era que a ciclovia fosse utilizada no período da Olimpíada, mas teve que ser interditada depois que parte da estrutura desabou, matando duas pessoas.

O trecho que caiu na ocasião fica próximo à avenida Niemeyer. Fortes ondas provocadas por uma ressaca atingiram a ciclovia de baixo para cima, fazendo com que a pista se descolasse da estrutura de sustentação. Perícia na época mostrou que a pista não estava aparafusada corretamente na estrutura, que não aguentou o impacto das ondas.

Devido ao desastre, a ciclovia ficou interditada e não pôde ser utilizada no período dos Jogos Olímpicos, que ocorreram em junho de 2016. Com sete quilômetros de extensão, a ciclovia custou R$ 44,7 milhões.Ela ganhou o nome de Tim Maia porque o projeto original pretendia ligar do Leme (Copacabana) ao Pontal (Recreio dos Bandeirantes), como a célebre música do cantor. A ciclovia tem uma das vistas mais bonitas do Rio, por estar de frente para o mar, e vinha sendo utilizada por cariocas para pedaladas e corridas.

No dia em que desabou, a despeito da ressaca, o local tinha grande circulação de cariocas e turistas em razão do dia de forte sol que fazia. A ciclovia chegou a ficar interditada por 17 meses e foi reaberta por completo somente em setembro do ano passado. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório