Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro fatos sobre Nikolas Cruz, autor do atentado em escola da Flórida

Jovem de 19 anos usou um AR-15 para atirar em 17 pessoas dentro de escola secundária em Parkland

Quatro fatos sobre Nikolas Cruz, autor do atentado em escola da Flórida
Notícias ao Minuto Brasil

20:33 - 15/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Lista

Autor confesso do 18º tiroteio ocorrido em instituições de ensino neste ano, Nikolas Jesus Cruz foi expulso da Stoneman Douglas High School, em Parkland, na Flórida. O jovem de 19 anos foi preso e indiciado por assassinato premeditado de 17 pessoas dentro da escola - de onde foi expulso por mau comportamento. As informações da Delegacia de Broward é de que ele usou um fuzil AR - 15 no crime e que tinha duas caixas de munição.

+ Identificada primeira vítima de atirador em escola na Flórida

A ideia do jovem, que trajava roupas escuras e usava uma máscara de gás no momento da chacina, era assassinar pelo menos 50 pessoas. Jornais como o The New York Times, canais de TV como a CNN e revistas como .heavy, publicaram perfis sobre o jovem. Segundo eles, ao saberem que o atentado tinha sido provocado por um ex-aluno, muitos estudantes desconfiaram de Cruz. Veja alguns fatos sobre o atirador.

Foi adotado e cuidado

Nikolas foi adotado pouco depois de nascer. Roger e Lynda Cruz adotaram também o irmão biológico dele, Zachary. O casal se mudou, com os dois filhos de Long Island, Nova York, para Broward, na Flórida. Roger, que trabalhava com publicidade, faleceu quando Nikolas tinha apenas seis anos. Lynda cuidou sozinha dos filhos.

Estava em tratamento

Lynda faleceu de pneumonia em 1º de novembro, aos 68 anos. A morte dela foi muito dura para Nikolas. Desde então, os irmãos viviam com uma amiga da mãe. Cruz ficou deprimido, período em que acabou sendo expulso da escola, após brigar com o novo namorado da ex. Ele estudava em uma escola para adultos e trabalhava em uma loja da redde Dollar Tree - segundo o advogado da família, Jim Lewis contou à CNN. "Ele estava em tratamento e parecia estar melhorando".

Nada incomum no dia

"A família está devastada, eles não previram isso. Eles o abrigaram e o caso clássico de que nenhuma boa ação fica impune ", disse Lewis. "Ele estava deprimido com a morte da mãe, mas quem não ficaria?" . Em depoimento, as pessoas da casa disseram que não notaram nada de estranho no comportamento de Nikolas na manhã do tiroteio. Ao marido da amiga da mãe, o jovem disse que não iria para a escola por ser dia dos namorados.

Redes sociais

Reponsável pela Delegacia do Condado de Boward, Scott Israel, declarou que as redes sociais de Nikolas Cruz eram "peturbadoras". Postagens recentes avisam: "Quero atirar em pessoas com meu AR-15", "Quero morrer lutando, matando uma m**da de tonelada de gente" ou "Vou matar um policial um dia e depois vou atrás de gente boa". No Instagram, ele publicava imagens de tiroteios, facas e de si próprio, com o rosto coberto. Israel também contou que Cruz tinha chegou a ser internado, mas que não poderia dar detalhes do tratamento. "Ele não tinha tido necessidade de voltar à clínica por mais de um ano".

Campo obrigatório