Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Entenda como foi criado o horário de verão, que termina no domingo

Hora a mais no dia de alguns brasileiros é adotada sem interrupções desde o verão de 1985

Entenda como foi criado o horário de verão, que termina no domingo
Notícias ao Minuto Brasil

21:25 - 15/02/18 por Notícias Ao Minuto

Economia História

Brasileiros que moram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora quando os ponteiros marcarem meia noite no próximo domingo (18). Será o fim do horário de verão, que neste ano voltará mais tarde.

O horário de verão foi criado em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas. Naquela época, adiante era "adeante", ontem era "hontem" e o horário de verão era a "Hora de Economia de Luz no Verão". Ele foi adotado em todos os estados do País entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932.

+ As contradições de Temer na questão dos imigrantes venezuelanos em RR

Engana-se quem pensa que os relógios voltaram a ser adiantados em uma hora no fim de 1932. A medida só voltou a ser aplicada em 1949. Dessa vez, até 1953. Depois, de 1963 a 1968.

Quase 20 anos depois, em 1985, quando parecia que ele não voltaria mais, o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas obrigou o governo a retomar o horário de verão. Deste então, ele é aplicado todos os anos com a intenção de gerar economia de energia. Em 2016, por exemplo, foram economizados 2.185 MW - R$147,5 milhões.

Até 2008, o horário de verão não tinha dia certo para começar e acabar. Um decreto daquele ano estabeleceu fixou a duração da medida em quatro meses e estabeleceu que ele começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Nesse período, os dias são mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Com isso, as luzes sejam acendidas mais tarde, e faz dessa medida uma forma eficiente de se economizar energia.

Quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval, o horário de verão termina no quarto domingo desse mês. Neste ano, ele também será mais curto por conta das eleições, que ocorrem em outubro. Assim, os relógios devem ser adiantados no primeiro domingo de novembro (4). Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório