Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja 10 verdades e mitos sobre o café

A bebida está presente em mais de 98% das residências do Brasil

Veja 10 verdades e mitos sobre o café
Notícias ao Minuto Brasil

07:14 - 13/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Consumo

O café é quase uma unanimidade no Brasil. Uma pesquisa feita encomendada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) comprova a afirmação e mostra que a bebida está presente em mais de 98% das residências do País.

Com o consumo sendo tão alto, como explicou a 'Glamour', nada melhor do que desvendar alguns mitos e verdades sobre o efeito da bebida em nosso organismo. A nutricionista do W Estética & Spa, Cátia Ruthner, desvendou os mistérios que rodeiam o café. Confira!

1. Nem todo mundo pode beber café

Verdade! Algumas pessoas devem consumir com parcimônia, principalmente quem sofre com gastrite, má digestão, hipertensão, insônia, osteoporose ou mulheres na menopausa. Segundo alguns estudos, porém, não há problemas consumir 300 mg por dia.

2. Café causa insônia

Depende. Em partes é verdade, já que a cafeína causa um efeito estimulante, nos deixando mais excitada e alerta. Mas é só evitar doses acima de 400 mg ou aquele cafezinho após as 18 horas que você não vai comprometer o seu sono.

3. Café prejudica a absorção de cálcio

Também é verdade. A cafeína estimula a eliminação de cálcio por meio da urina. Isso significa que há uma redução na quantidade do mineral presente nos ossos e por isso mesmo é contraindicado a quem tem osteoporose. Mas isso só vale em doses acima de 500 mg. Além disso, o cafezinho pós refeição também pode não ser uma boa escolha, pois vai atrapalhar também a absorção de ferro e vitamina C.

4. Criança não pode tomar café

Verdade. Ele pode ser introduzido na alimentação da criança somente a partir dos 6 anos de idade, mas com parcimônia, apenas alguns golinhos para conhecer o sabor. Porém a bebida não pode fazer parte da rotina alimentar dos pequenos, pois o café na infância compromete a absorção de alguns nutrientes, como cálcio, ferro e vitamina C.

5. Café nos deixa mais ativos

Verdade. Ao consumi-lo, ficamos mais alertas devido ao seu poder estimulante. É por isso que aquele cafezinho da tarde é tão precioso. No entanto, esse efeito não funciona com pessoas acostumadas a consumir altas doses.

6. Café diminui a dor de cabeça

É verdade. A cafeína possui a propriedade de dilatar os vasos sanguíneos do corpo, contraindo os vasos do cérebro, mas só funciona se for tomado no início da crise da dor.

7.Café ajuda a emagrecer

Sim, isso é verdade! O que acontece é que a cafeína acelera o metabolismo e promove a queima de gordura.

8. Posso consumir quanto café eu quiser

Mentira. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e também com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA), uma ingestão considerada moderada de cafeína para um adulto é de 300 a 400 mg por dia. Ou seja, duas doses de café expresso ao dia.

9. Café vicia

Verdade. A bebida por ser um estimulante que causa certa dependência ao consumo. Quando paramos de tomar abruptamente, podemos sentir um pouco de dor de cabeça e sonolência.

10. Gestantes não devem tomar café

Verdade. Durante toda a gestação é recomendado que a mulher não tome muito café, nem consuma diariamente alimentos ricos em cafeína, porque em excesso ela pode causar sérias alterações, como diminuição do crescimento do bebê e até mesmo prematuridade. A sugestão é consumir a bebida descafeínada que não compromete a saúde do bebê.

Leia também: Almoço leve e saboroso: aprenda uma receita de Tabule

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório