Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Londres reabrirá casos de russos mortos no Reino Unido

Governo pretende investigar possível ligação com Moscou

Londres reabrirá casos de russos mortos no Reino Unido
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 13/03/18 por ANSA

Mundo Ex-espião

A polícia britânica e o serviço secreto do MI5 irão reabrir as investigações sobre a morte de 14 cidadãos russos no Reino Unido nos últimos anos, informou a secretária do Interior, Amber Rudd.

Entre os casos que serão reabertos, estão o do oligarca Boris Berezovsky, morto na Inglaterra após protagonizar desavenças com o presidente russo, Vladimir Putin. Há dias, Rudd vinha negando a possibilidade de reabrir os casos.

Mas, como o governo da premier Theresa May deu um ultimato para Putin prestar esclarecimentos ainda hoje e a tensão aumentou, Londres resolver analisar os episódios passados.

A decisão vem em meio a uma troca de acusações entre Londres e Moscou sobre um ataque com uma substância química nervosa contra um ex-espião russo, Serghei Skripal, em Salisbury, na semana passada.

O ex-agente foi atacado com sua filha e está em estado grave. Um outro policial também fora atingido. O Reino Unido suspeita que o governo russo esteja por trás da ação, enquanto Moscou nega qualquer envolvimento. Hoje, mais cedo, o governo russo convocou o embaixador britânico para explicações, em um sinal de reprovação diplomática.

De acordo com Moscou, o próprio serviço secreto britânico teria tentado eliminar o ex-espião. Já Londres acusa Putin de ordenar o ataque e ameaça adotar medidas contra Moscou, até em um boicote à Copa do Mundo.

"O Parlamento britânico deveria estudar o caso e questionar Theresa May sobre a situação. É evidente que estão envolvidos os serviços secretos e as autoridades britânicas", disse o presidente da Duma, Vyacheslav Volodin.

"A Rússia, além de não ter relação, não tem o mínimo de interesse nisso", completou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que conversará com May ainda hoje sobre o caso. "Para mim, parece que tenha sido a Rússia, com base em todos os indícios", comentou o republicano. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório