Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Um mês após tragédia em escola da Flórida estudantes fazem protesto

Alunos se reuniram diante da Casa Branca, em Washington

Um mês após tragédia em escola da Flórida estudantes fazem protesto
Notícias ao Minuto Brasil

12:53 - 14/03/18 por Ansa

Mundo Estados Unidos

Centenas de estudantes de várias escolas dos Estados Unidos se reuniram nesta quarta-feira (14) diante da Casa Branca para protagonizarem um protesto contra a violência com armas de fogo no país.

O ato acontece um mês depois que o aluno Nikolas Cruz realizou um massacre em uma escola de Parkland, na Flórida, deixando 17 mortos, entre professores e estudantes, e vários feridos. Em homenagem às vítimas, os alunos permaneceram 17 minutos fora das salas - um minuto para cada pessoa que não sobreviveu à tragédia. O protesto também teve um perfil político, uma vez que massacre reacendeu o debate sobre o controle de armas no território norte-americano.

+ Ex-chefe de inteligência de Chávez é preso por suposta conspiração

Batizada de Paralisação Escolar Nacional, a ação tem o objetivo de pedir ao governo do presidente Donald Trump restringir o acesso às armas, além de proibir a venda de fuzis semiautomáticos, como o modelo AR-15, usado por Cruz.

De acordo com os organizadores, mais de 3 mil manifestações estão programadas pelo país para também honrar a memória das vítimas que morreram na escola Marjory Stoneman Douglas.

A Casa Branca, por sua vez, apresentou propostas que preveem não proibir os fuzis semiautomáticos nem elevar a idade de 18 a 21 anos de idade. No entanto, quer autorizar que alguns professores com capacitação militar carreguem armas.

Ontem (13), a procuradoria da Flórida anunciou que pedirá a pena de morte para o autor do tiroteio do dia 14 de fevereiro. Cruz responde por 17 acusações de homicídio premeditado e outras 17 por tentativa de homicídio, em relação aos feridos. (ANSA)

Campo obrigatório