Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira 5 curiosidades sobre o papa Francisco

Líder católico completa cinco anos de pontificado nesta semana

Confira 5 curiosidades sobre o papa Francisco
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 14/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo pontificado

O papa Francisco comemorou os cinco anos de sua eleição na última terça-feira (13), e sua entronização completará meia década no próximo dia 19 de março.

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, ele já realizou 39 viagens, sendo 17 para a Itália e 22 para o exterior. O Brasil foi o primeiro país a recebê-lo, para a Jornada Mundial da Juventude.

Além disso, Francisco recebeu 24 milhões de fiéis em suas audiências no Vaticano. Mais de 6,5 milhões visitaram-no em 2013, ano em que se tornou Papa.

Confira cinco curiosidades sobre Jorge Mario Bergoglio:

1) O pontífice foi o primeiro em mil anos a se encontrar com o patriarca ortodoxo russo, em uma reunião que ocorreu em fevereiro de 2016.

"Finalmente", exclamou o Papa quando encontrou Cirilo I no aeroporto de Havana, em Cuba.

De acordo com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a reunião foi "um grande sinal de esperança", em um momento "que dá coragem e ânimo para continuar tentando construir mais relações de ponte, encontro e diálogo".

2) Em janeiro de 2018, o líder católico demonstrou mais um ato de bondade ao oficializar um casamento a 25 mil pés de altura.

O fato aconteceu durante sua visita ao Chile. Quando viajava de Santiago para Iquique, Bergoglio foi surpreendido por um casal que pediu sua "bênção".

A união de Carlo Ciuffardi e Paula Podest não havia sido oficializada na Igreja Católica, somente no civil. Isso porque o local em que realizariam a cerimônia religiosa foi destruído por um terremoto.

3) Em uma visita a Bangladesh em dezembro de 2017, o Papa defendeu a minoria rohingya que sofre perseguições pelo exército de Myanmar. "Peço perdão pela indiferença no mundo. Estou perto de vocês, sei que a situação é difícil. A presença de Deus hoje também se chama rohingya", disse aos 16 refugiados com quem se encontrou.

O termo rohingya é considerado um tabu em Myanmar, pois milhares de membros da minoria muçulmana fugiram do país por conta do extermínio cometido por militares birmaneses - em Myanmar, Francisco evitou usar essa palavra.

4) Em 2014, o Papa foi mediador de um encontro entre Shimon Peres, então presidente de Israel, e Mahmoud Abbas, líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Durante a reunião, que foi organizada por Francisco, ambos garantiram que buscariam a paz no Oriente Médio o mais rápido possível.

5) Já no ano de 2015, o Pontífice convidou o imã de Bangui a dividir com ele o papamóvel em uma visita à capital da República Centro-Africana.

O ato demonstrou respeito aos muçulmanos, já que grande parte dos habitantes da cidade segue a crença. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório