Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veneno de cascavel pode substituir os antibióticos convencionais

Uma pesquisa da Universidade de Queensland afirma que os animais poderiam dar uma resposta às preocupações crescentes sobre a resistência aos antibióticos

Veneno de cascavel pode substituir os antibióticos convencionais
Notícias ao Minuto Brasil

11:01 - 16/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Descoberta

Um composto encontrado no veneno da cobra cascavel tem o potencial para substituir os antibióticos convencionais, assegura um novo estudo.

Uma pesquisa da Universidade de Queensland australiana afirma que os animais poderiam dar uma resposta às preocupações crescentes sobre a resistência aos antibióticos e a escassez de novos remédios, comunica a edição Daily Mail.

+ Saiba como identificar o seu tipo de pele

Os investigadores explicaram como o veneno funciona sem prejudicar as células sãs em um relatório publicado na edição Journal of Biological Chemistry.  O respectivo documento sugere que o composto descoberto no veneno da cascavel poderia potencialmente substituir alguns tipos de antibióticos. De fato, já faz muito que os cientistas têm manifestado sua preocupação com a escassez de remédios e a crescente resistência das bactérias a eles.

Assim, a combinação dos dois problemas provoca preocupação sobre aquilo que sucederá quando os humanos já não puderem contar com a medicina tradicional.

"Este é um exemplo sobre como tomar aquilo que a natureza nos deu e tentar entender como isso funciona para que o possamos modificar em algo mais potente, mais estável e mais ou mais parecido com um remédio para usar como alternativa àquilo que temos na nossa farmácia hoje em dia", disse a Doutora Sónia Troeira Henriques, investigadora portuguesa da Universidade de Queensland.

O novo relatório explica que o composto no veneno elimina as estirpes de bactérias.

De acordo com o relatório, o fragmento de peptídeo atinge a superfície da bactéria através de atrações eletroestáticas provocadas pelas diferenças nas características da membrana.Para mais, a especialista explicou que o peptídeo é positivo, enquanto a bactéria é negativa, o que permite matar a bactéria penetrando e desfazendo a membrana.

"Como as células [sãs] no corpo infectado são neutras, elas não se desfazem", acrescentou.

Cientistas de todo o mundo, inclusive de Portugal, Espanha e Brasil, colaboraram com a Universidade de Queensland no âmbito do novo estudo.

A partir de hoje, a equipe de pesquisadores vai tentar explorar mais peptídeos que podem ser achados na natureza e potencialmente usados para combater doenças, especialmente no que se trata do câncer de mama e melanoma. Com informações do Sputnik News.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório