Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Narrativa onírica e circo guiam musical sobre Ayrton Senna

Para o trabalho, a equipe teve acesso ao arquivo do Instituto Ayrton Senna e entrevistou familiares

Narrativa onírica e circo guiam musical sobre Ayrton Senna
Notícias ao Minuto Brasil

05:43 - 20/03/18 por MARIA LUÍSA BARSANELLI para Folhapress

Cultura Musical

MARIA LUÍSA BARSANELLI - É como um sonho que "Ayrton Senna, o Musical" narra a história do piloto de F-1. Para traçar a biografia, a produção da Aventura Entretenimento, que chega a São Paulo após temporada no Rio, se voltou à mítica em torno do circuito de Ímola, na Itália, onde Senna sofreu o acidente que o matou em 1994, e do que pode ter passado pela mente do piloto naquele dia.

Naquelas voltas, Senna relembra sua trajetória e um pouco de sua vida pessoal, mesclando realidade e ficção. "Nunca quisemos fazer um musical biográfico. Partimos de sensações, sentimentos", afirma Cristiano Gualda, que assina com Claudio Lins a dramaturgia e as músicas.

+ 'Ayton Senna, o Musical' estreia hoje em São Paulo

Para o trabalho, a equipe, assim como o ator Hugo Bonemer, que interpreta o protagonista, teve acesso ao arquivo do Instituto Ayrton Senna e entrevistou familiares.

De fato, há no palco muito da relação com os pais (diálogos reais e imaginados) e questões profissionais, como a rivalidade com o francês Alain Prost, revista numa briga entre os dois. Esta foi toda baseada em falas reais, mas ditas para terceiros, nunca diretamente de um para o outro, como é colocado em cena.

Os relacionamentos amorosos, contudo, passam muito sutilmente pela trama. Relacionamentos famosos, como Adriane Galisteu e Xuxa, são todos resumidos em uma única figura, interpretada pela atriz Estrela Blanco. "Queríamos fazer um musical sobre o Senna, não sobre os relacionamentos dele", justifica o diretor Renato Rocha.

CIRCO

Para a trama onírica e a velocidade do ambiente de corrida, recorreu-se a uma atmosfera pouco realista.O cenário e a direção de arte de Gringo Cardia trazem elementos das pistas, mas não em tamanho real -algo como "Senna no País das Maravilhas", brinca Bonnener. Numa das cenas, por exemplo, o piloto corre sobre um pneu gigante.

A rapidez também é representada por números circenses, criação que contou com a ajuda de Rodolfo Rangel, integrante do Cirque du Soleil. "A concepção partiu desse cara que voava na pista", afirma Rocha. "A gente achou que a linguagem do circo seria a mais apropriada."

A música vai numa linha similar, buscando sons "sujos" e agressivos da pista, com muito uso de sintetizadores, explica o diretor musical Felipe Habib. Também é usado um sistema de som 5.1, como em cinemas, para criar ruídos vindos de caixas na plateia.

Nos momentos mais intimistas, em que a história retrata as relações afetivas, a trilha se torna mais delicada. Com informações da Folhapress.

AYRTON SENNA, O MUSICAL

Quando: qui. e sex., às 20h30, sáb., às 17h e às 21h, dom., às 18h30; até 3/6

Onde: Teatro Sérgio Cardoso, r. Rui Barbosa, 153, tel. (11) 3288-0136

Quanto: R$ 50 a R$150

Classificação: livre

Campo obrigatório