Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bretas usa frase de historiador para alfinetar Gilmar Mendes no Twitter

"Em uma sociedade democrática o juiz não deve privilegiar amigos, parentes ou pessoas pelas quais sente afinidade", citação de Jaime Pinsky, foi postada pelo magistrado, após ministro do STF determinar a repetição de todas as audiências da operação Ponto Final

Bretas usa frase de historiador para alfinetar Gilmar Mendes no Twitter
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 20/03/18 por Notícias Ao Minuto

Política Lava Jato

Um dia depois de o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a repetição de todas as audiências da operação Ponto Final - desdobramento da Lava Jato no Rio -, o juiz Marcelo Bretas, responsável pela força-tarefa no Estado, postou em seu Twitter uma frase do historiador Jaime Pinsky: "Em uma sociedade democrática o juiz não deve privilegiar amigos, parentes ou pessoas pelas quais sente afinidade".

A operação investiga o pagamento de propina, por parte de empresários do setor de ônibus, a políticos do Rio. Segundo as investigações, cerca de R$ 260 milhões foram pagos em troca de vantagens no setor de transportes.

Gilmar Mendes atendeu a pedido dos advogados dos empresários investigados, que pediram acesso integral às delações premiadas. Por isso mesmo, também de acordo com Mendes, as novas oitivas só podem começar a ocorrer daqui a trinta dias, para que as defesas tenham tempo de analisar os depoimentos de colaboração.

Ainda ontem, quando da decisão do ministro, Bretas se pronunciou. "Sua Excelência, o Ministro Relator [Gilmar Mendes], embora não tenha declarado formalmente a nulidade dos atos ora praticados, anulou, monocraticamente e na prática, toda a instrução processual já realizada, ao determinar a repetição de tais atos".

+ Crivella anuncia pintura de fachadas na Rocinha e revolta internautas

Gilmar Mendes já havia determinado a soltura de seis presos na operação: os empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, além de Marcelo Traça Gonçalves, Octacílio de Almeida Monteiro, Cláudio Sá Rodrigues de Freitas e Eneas da Silva Bruno.

No caso de Barata e Teixeira, Bretas chegou a emitir novos mandados de prisão, mas o ministro voltou a conceder novos habeas corpus, chegando a um total de três.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro chegou a encaminhar à Procuradoria Geral da República, em 25 de julho, pedido de suspeição de Gilmar Mendes no caso de Jacob Barata Filho, sob o argumento de que ele é padrinho de casamento da filha do empresário.

Além disso, o MPF afirma que um dos advogados de Jacob Barata Filho é também advogado de Gilmar Mendes em uma ação movida pelo ministro em 2014.

Segundo o portal G1, à época, o ministro respondeu. "As regras de impedimento e suspeição às quais os magistrados estão submetidos estão previstas no artigo 252 do CPP, cujos requisitos não estão preenchidos no caso".

Campo obrigatório