Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Intercâmbio para os filhos: 5 perguntas que os pais se fazem

Entre as vantagens do intercâmbio para crianças e adolescentes estão, sobretudo, o aprendizado de um idioma, além de tonar seu filho mais independente

Intercâmbio para os filhos: 5 perguntas que os pais se fazem
Notícias ao Minuto Brasil

06:07 - 27/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Investimento

Qual a idade certa? Quanto tempo ele deve ficar em outro país? Ele vai sozinho? O que fazer se ele ficar doente? Vale mesmo o investimento? Para ajudar os pais, a especialista Fabiana Fernandes, da CI Intercâmbio e Viagem, respondeu cinco perguntas mais comuns.

DEVO ESPERAR MEU FILHO SER MAIOR DE IDADE PARA DEIXÁ-LO FAZER UM INTERCÂMBIO?

Não existe uma idade ideal para se fazer intercâmbio, algumas escolas no exterior aceitam crianças a partir de 7 anos. Mas cada caso é um caso, Fabiana alerta sobre a importância da participação dos pais na avaliação do perfil do filho e assim definir qual o momento certo para essa experiência.

"Um sinal que eles já estão prontos para fazer um intercâmbio é quando eles viajam com os amigos no final de semana e se adaptam fácil”, explica.

As vantagens de fazer um intercâmbio desde cedo é que a aprendizagem de um novo idioma é bem mais fácil, além de tornar a criança mais independente e proativa.

QUANTO TEMPO MEU FILHO DEVE FICAR ESTUDANDO NO EXTERIOR?

Pode ser duas semanas, seis meses ou até um ano letivo (no caso do High School). Existem muitas opções que atendem a necessidade de cada família. Neste momento, pais e filhos devem conversar e avaliar não só o perfil da criança e do adolescente, mas também a questão financeira e os objetivos do intercâmbio.

"O Intercâmbio Teen, curso de curta duração, é excelente para que os filhos tenham um primeiro contato com outras culturas e com uma nova língua durante o período de férias escolares”, comenta a especialista.

"Uma outra opção é o adolescente fazer o Ensino Médio no exterior, o High School. Neste programa, ele ganhará mais fluência e terá uma educação diferenciada que trará benefícios pessoais e profissionais. Os pais só terão que aguentar um pouco a saudade, mas a vantagens serão para toda vida" exemplifica Fabiana.

MAS MANDAREI MEU FILHO SOZINHO PARA OUTRO PAÍS?

Para quem não quer que o filho viaje sozinho ainda, a CI oferece a opção em que ele não estará só nessa viagem. "Na opção de Grupos da CI, o viajante tem o suporte do Líder CI, que será o representante da empresa para o intercambista. Além do cuidado da própria escola em que o aluno estará", explica Fabiana.

Segundo a especialista, uma opção interessante para resolver a questão de deixar o filho sozinho em outro país é optar pela moradia em Casa de Família, lá a criança terá o suporte de pessoas da própria região.

IMPREVISTOS ACONTECEM, NÉ?

Muitas vezes os preparos começam muito antes da viagem em si, mas e se acontecer um imprevisto antes do embarque? O especialista em seguros da CI, Renato Spadafora, comenta sobre a importância do seguro mais completo.

“A CI oferece um produto exclusivo para essas ocasiões. Como os pais podem comprar um intercâmbio com muita antecedência, o seguro Any Reason protege o investimento, caso algum imprevisto impeça o adolescente de viajar na data prevista, ou mesmo tenha que cancelar a viagem. Um exemplo disso é um eventual cancelamento por problemas com visto ou em caso de reprovação em matérias”, comenta Spadafora.

ESSA EXPERIÊNCIA FARÁ MESMO DIFERENÇA PARA O MEU FILHO?

Em um mundo globalizado, é importante criar os filhos fora de uma bolha, trabalhar para desenvolver a independência deles é de grande importância pessoal, acadêmica e profissional. É no agora que a criança e o adolescente podem se preparar para o futuro, e o papel do pai e da mãe é determinante para que eles sigam um caminho de sucesso.

Leia também: Saiba como viajar para qualquer lugar apenas com a mala de bordo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório