Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juíza determina que YouTube exclua 16 vídeos com ofensas a Marielle

Empresa pode ser multada em R$ 1 mil por dia caso não cumpra a ordem em até 72h

Juíza determina que YouTube exclua 16 vídeos com ofensas a Marielle
Notícias ao Minuto Brasil

05:33 - 23/03/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil notícias falsas

A juíza Marcia Correia Hollanda, da 47ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou nesta quarta-feira (22) que o Google retire do Youtube 16 vídeos considerados ofensivos à honra e à memória da vereadora Marielle Franco. A empresa tem até 72h para cumprir a ordem, de acordo com o G1.

Caso não cumpra com a determinação, o Google poderá ter de pagar multa diária de $ 1 mil. A ação foi movida pelas advogadas Evelyn Melo Silva, Juliana Durães de Oliveira Lintz e Samara Mariana de Castro, a pedido da irmã da vereadora, Anielle Silva dos Reis Barboza, e da companheira de Marielle, Mônica Tereza Azeredo Benício.

No entendimento da juíza, os vídeos em questão "extrapolaram o que a Constituição fixou como limite ao direito de livremente se manifestar".

+ 'Um dia após o outro', diz viúva do motorista de Marielle Franco

"Tais vídeos e áudios fizeram referência direta à Marielle, apontando-a como vinculada a facções criminosas e tráfico ou imputações maliciosas sobre as suas bandeiras políticas, como o aborto, fatos que podem caracterizar violação à honra e à imagem da falecida, e que, certamente, causam desconforto e angústia a seus familiares", argumentou a magistrada.

juíza Marcia Correia Hollanda acrescenta que os autores dos vídeos não comprovaram a veracidade das informações publicadas sobre Marielle. "Ao contrário, foram meras suposições e opiniões, sem lastro probatório identificado e que se continuarem a ser propagadas poderão atingir de forma irrecuperável a dignidade da falecida Marielle, com repercussões danosas a seus familiares", alegou.

Campo obrigatório