Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Speedrunners revelam o que está por trás de maratonas de games

Experiência vai muito além de jogar: inclui formação de comunidade e arrecadação de fundos para instituições de caridade e causas humanitárias

Speedrunners revelam o que está por trás de maratonas de games
Notícias ao Minuto Brasil

20:35 - 15/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Games

Já ouviu dizer que a prática leva à perfeição? É exatamente isto que pensam os speedrunners: jogadores de videogames que dedicam horas e horas para zerar jogos no menor tempo possível. Saiba o que está por trás da prática.

André, um speedrunner consultado pelo site Olhar Digital, revelou que, além da agilidade, a prática faz com que os jogadores vejam o jogo de uma forma diferente.

Para obter os melhores tempos, alguns jogadores usam falhas na programação dos games, que permitem pular etapas, os chamados "glitches". Embora o recurso pareça trapaça, os speedrunners consideram que descobrir estas brechas é parte do êxito.

Mas, afinal, qual seria a motivação desses jogadores? André explica que a experiência vai além do game, pois os praticantes formam uma comunidade maior do que muitos imaginam de troca de experiências.

+ Saiba como inovar em fontes e efeitos em posts em redes sociais

Como explica a publicação, os jogadores se comunicam por meio de aplicativos e redes sociais, compartilhar truques e batem-papo sobre outros jogos, além de organizarem maratonas de games, que arrecadam fundos para instituições de caridade e causas humanitárias.

Nos Estados Unidos os eventos beneficentes acontecem pelo menos desde 2012. Já no Brasil, em 2016 houve a primeira maratona anual, sendo que a edição de 2018 contou com cinco dias diretos de jogos ao vivo.

Como os eventos são transmitidos pela internet, os espectadores podem enviar as suas doações.

Campo obrigatório