Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Defesa vai à Justiça para garantir acesso de Gleisi a Lula

Advogados encaminharam petição, nesta segunda-feira (16), à juíza titular da 12ª Vara Federal de Curitiba

Defesa vai à Justiça para garantir acesso de Gleisi a Lula
Notícias ao Minuto Brasil

14:55 - 16/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Tentativa

Em petição encaminhada nesta segunda-feira (16) à juíza titular da 12ª Vara Federal de Curitiba, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicita que ele possa receber a visita da senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, conforme requerido por ela em 11 de abril. Os advogados também pediram que seja estabelecida uma comunicação periódica entre ambos.

O juiz Sérgio Moro, responsável pela ordem de prisão do petista, determinou que somente advogados e familiares de Lula podem visitá-lo. Na solicitação de hoje, a defesa sustenta que o artigo 41 da Lei de Execuções penais garante a todo encarcerado receber visitas, além de advogados e familiares, também de amigos, como é o caso da senadora Gleisi. A defesa acrescenta que este direito também é garantido pelas chamadas “Regras de Mandela”, adotadas pelo Brasil e pela Organização das Nações Unidas.

Pela manhã, Gleisi concedeu entrevista à rádio Metrópole, de Salvador, e voltou a criticar a situação. "Lula está em instalações dignas, boas, um quarto com banheiro, tudo limpo e sem regalias ou benefícios que não estão previstos em lei. As instalações são dignas, mas ele está sem acesso às pessoas, só estão autorizados os advogados nos dias de semana e os familiares uma vez por semana. A legislação permite a visita, então isso é ilegal. A Lei de Execução Penal diz claramente que os presos podem receber visitas de advogados, familiares, amigos e conhecidos, que devem fazer petição ao juiz e o preso ser consultado. Já fizemos várias petições, eu mesmo entrei com uma na semana passada e não tenho posição da juíza sobre isso. Eu tenho me comunicado com ele por cartas e recados", disse.

Leia também: Para Ciro Gomes, é preciso esperar a consistência de Joaquim Barbosa

Campo obrigatório