Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça italiana absolve réu por homicídio no Brasil

Pietro Ladogana era acusado de mandar matar Enzo Albanese

Justiça italiana absolve réu por homicídio no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 16/04/18 por ANSA

Mundo Itália

A Corte de Apelação de Roma absolveu nesta segunda-feira (16) o italiano Pietro Ladogana, 47 anos, de ser o mandante do homicídio de seu compatriota Enzo Albanese, 42, ocorrido em maio de 2014, na cidade brasileira de Natal (RN).   

Após mais de duas horas de deliberações, os juízes afirmaram que Ladogana "não cometeu o fato". O Ministério Público de Civitavecchia havia pedido a pena de prisão perpétua para o réu. Ainda cabe recurso.   

+ Ex-guarda de Auschwitz é acusado de ajudar em 13 mil mortes

Ex-tenente dos carabineiros (a polícia militar da Itália), Albanese vivia no Brasil havia oito anos e foi morto a tiros na frente de sua casa em Natal. No país, ele cuidava de uma clínica estética e era diretor técnico de um time de rúgbi chamado Alecrim.   

Ladogana foi preso poucos dias depois, no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, quando ia embarcar para o Brasil. A tese da acusação era de que o homicídio teria sido motivado por uma denúncia feita pela vítima sobre ilegalidades envolvendo imóveis. Os investigadores apontaram o policial brasileiro Alexandre Douglas como executor material do assassinato.   

Tanto Ladogana quanto Douglas também são alvos de inquérito no Brasil. "Estamos satisfeitos. A sentença de hoje atesta que Pietro Ladogana não é o mandante do homicídio de Albanese", afirmaram os advogados do réu, Pierfrancesco Bruno e Fabrizio Bordoni. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório