Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Obra de arte coberta para evento islâmico gera polêmica na Itália

Nu do general grego Epaminondas foi coberto com pano vermelho

Obra de arte coberta para evento islâmico gera polêmica na Itália
Notícias ao Minuto Brasil

21:07 - 16/04/18 por ANSA

Cultura estátua

A estátua nua do general grego Epaminondas, exposta em um teatro na cidade de Cairo Montenotte, na Itália, foi coberta por conta de um evento islâmico que aconteceria no local. Um pano vermelho foi colocado sobre o monumento no último sábado (14), a pedido de duas associações muçulmanas que promoveriam um diálogo inter-religioso no teatro.

No entanto, a medida causou polêmica na Itália. O secretário do partido anti-Islã Liga Norte, Matteo Salvini, classificou o ato como uma "loucura". "Só eu acho isso uma loucura?", questionou Salvini em seu Facebook, referindo-se à estátua coberta.

+ Filme sobre corrupção no Brasil é premiado na Itália

Contudo, o restaurador da obra, Mario Capelli Steccolini, falou que Epaminondas foi coberto por "exigências cerimoniais". "Que fique claro que a [estátua] Epaminondas foi coberta por exigências cerimoniais", disse.

Para o presidente da Federação Islâmica da Ligúria, Chams Eddine Lahcen, também não se trata de "nenhuma censura". "Eu cobri a estátua, mas somente durante a cerimônia. Ela estava destoante da ambientação marroquina", explicou.

"O nosso Islã é moderado, e essa polêmica nos fere. Nós organizamos um diálogo inter-religioso para nos aproximar de todos. Não permitiríamos cobrir a estátua por motivos culturais", acrescentou. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório