Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ugo Giorgetti fará filme sobre a vida de Paul Singer

Filme vai retratar fundador do PT como homem de esquerda contrário ao autoritarismo

Ugo Giorgetti fará filme sobre a vida de Paul Singer
Notícias ao Minuto Brasil

14:46 - 17/04/18 por Folhapress

Cultura Documentário

O economista Paul Singer, que morreu nesta segunda (16), será tema de um documentário que o diretor paulista Ugo Giorgetti ("Boleiros") está realizando, bancado por uma campanha de financiamento coletivo. "O que me atraiu a esse projeto foi retratar um socialista democrático, um homem que pertence a uma determinada esquerda contrária ao autoritarismo", diz o cineasta. "Nesses tempos de escuridão mental que vivemos, ele é um socialista iluminista."

O "esqueleto" do filme, afirma Giorgetti, é uma entrevista de quase duas horas concedida por Singer, que perpassa temas como economia, política e sua trajetória como professor universitário. Alguns episódios são chave: sua passagem pela USP e pela PUC, a participação na fundação do PT e as aulas que deu sobre economia política no Teatro de Arena, um dos polos de resistência à ditadura militar.

+ Netflix: dez produções brasileiras estreiam na plataforma em abril

"Ele fez parte de uma geração da USP que foi muito rica, privilegiada", diz o diretor, que foi convidado a capitanear o projeto por um grupo de admiradores de Singer.Bancado por financiamento coletivo, "Paul Singer - Uma História do Brasil" arrecadou R$ 167 mil, acima da meta que era de R$ 130 mil.

O dinheiro é suficiente para a rodagem, mas não para finalizar o documentário, motivo pelo qual ainda não há previsão de lançamento.Giorgetti diz que o projeto está em fase de pesquisas. A partir da entrevista de Singer, sua equipe vai ponderar nomes de outras pessoas que darão seus depoimentos. Os nomes ainda não foram definidos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório