Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Apropriação cultural: 'Somos livres para nos expressar', afirma Iza

"Antes de usar um turbante, procure saber de onde ele vem", ponderou a cantora em entrevista

Apropriação cultural: 'Somos livres para nos expressar', afirma Iza
Notícias ao Minuto Brasil

06:31 - 12/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Opinião

A cantora Isabela Lima, mais conhecida como Iza, é uma defensora da liberdade de expressão frente ao debate sobre apropriação cultural. "Somos livres para nos expressar, embelezar e homenagear, mas acho interessante que, antes de usar um turbante, você procure saber de onde ele vem, por que ele existe e como isso representa um povo. Tudo o que a gente faz, mesmo que seja uma homenagem, precisa de respeito”, declarou a artista durante o programa 'Mariana Godoy Entrevista' exibido na última sexta-feira (11), na RedeTV!

Durante o bate-papo com a jornalista, a carioca que deu os primeiros passos na música em um coral de igreja, ainda na infância, falou de sua trajetória na música. "Canto desde sempre e venho trabalhando duro. Fico muito agradecida pelo reconhecimento tão repentino. Tem muita gente incrível por aí, conheci vários outros artistas tentando essa mesma carreira, então me sinto muito abençoada", revelou a artista de 27 anos, formada em publicidade.

+ MCs viram 'bons moços' para tocarem nas rádios e na TV

A experiência como publicitária é destacada por Iza como uma etapa importante para a construção da sua carreira, antes de se dedicar exclusivamente à música. “Estava me sentindo deslocada, mas tenho um olhar mais empresarial da minha carreira. Todas as responsabilidades que uma pessoa tem com um emprego de segunda a sexta me ajudaram muito na pessoa que sou hoje".

Sucesso com o single 'Pesadão', a cantora criticou a importância dada àaparência nos dias atuais. “A beleza influencia na carreira. A sociedade tem tantos estereótipos, padrões e rótulos, principalmente com mulheres, e não deveria ser dessa forma. Acho que é assim que funciona, mas não deveria”, contou, revelando que vai abrir mão das famosas tranças que fazem parte do seu estilo há três anos. “Eu vou tirá-las em algum momento, estou querendo mudar agora. Uso porque estava passando por uma transição capilar. Sempre gostei de cabelão e agora estou em um momento bacana”, diz. 

Novidades

Iza pode ser uma das atrações do programa 'Roberto Carlos Especial'.. E as parcerias não param por aí - pelo menos segundo a sua intenção. “Gostaria muito de gravar com a Karol Conka, é uma mulher incrível. Maria Gadú, acho a voz dela super cheia de emoção, seria uma honra”, confidenciou. "Dona de mim", novo disco de Iza, também traz participações de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Rincon Sapiência, Falcão e Thiaguinho. 

Campo obrigatório