Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio recebe mostra de Hong Kong com mais de 20 filmes

Programação de "Cidade em Chamas" tem filmes, curso e debate. Mostra vai até 28 de maio

Rio recebe mostra de Hong Kong com mais de 20 filmes
Notícias ao Minuto Brasil

07:49 - 12/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Gratuito

Até o final deste mês, o Rio de Janeiro é palco da mostra "Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong". O evento, que teve início no último dia 2 de maio, promove até o próximo dia 28,  no CCBB da capital, várias sessões de cinema com entrada franca, além de um debate e um curso.

A mostra exibe um total de 23 longas-metragens produzidos entre as décadas de 60 e 90, quando Hong Kong ainda era uma colônia britânica e o principal centro de produção de cinema asiático, formando uma indústria forte que dominava as bilheterias em todo o sudeste do continente. 

+ Apropriação cultural: 'Somos livres para nos expressar', afirma Iza

São filmes nos mais diversos gêneros e registros (artes marciais, tanto os filmes de espadachim como os de kung fu, comédias rasgadas, musicais melodramáticos, filmes policiais, de horror e fantasia). Estão incluídos no programa sucessos de crítica e também populares, do auge da produtora Shaw Brothers, nos anos 60/70, passando pelo cinema novo de Hong Kong do começo dos anos 80, até 1997, quando a colônia foi devolvida à China, a presença de Hollywood na região era mais forte e começava a decadência da produção.

Sessões grátis

Neste domingo (13) e na segunda-feira (14), as sessões do dia serão gratuitas. O "Projeto China" (1983), que vai ser exibido às 16h deste domingo (13), retrata Hong Kong como colônia britânica mo final do século XIX, às voltas com uma horda de piratas. O filme dirigido por Jackie Chan traz no elenco, além de Chan, Sammo Hung e Yuen Biao.

Já para esta segunda-feira (14) estão previstas mais duas sessões gratuitas. A primeira, às 17h, será do filme "Os condores do Oriente" (1987), dirigido e estrelado por Sammo Hung. O roteiro, sobre um grupo de prisioneiros asiáticos nos EUA, também conta com a participação de Yuen Biao e Haing S. Ngor em cena.

A segunda exibição do dia, prevista para as 19h, será do longa "Pedicab Driver" (1989), também dirigido e estrelado por Sammo Hung, que assina a coreografia das cenas de luta. O filme trata de dois motoristas de bicicleta-taxi que se apaixonam por duas garotas que trabalham para chefes cruéis e abusivos. O elenco ainda traz Benny Mok e Hoi Mang como destaques.

Confira a relação completa de filmes com entrada franca no site do evento

Debate e curso

A mostra "Cidade em Chamas" ainda promove o debate “O Cinema de Hong Kong 1960-90”, que acontece nesta quarta-feira (16), às 19h, com o curador da mostra Filipe Furtado, o crítico de cinema Ruy Gardnier e o produtor Julio Bezerra. O debate será traduzido para a linguagem de libras.

Também na quarta-feira (16) terá início o curso “O cinema de Hong Kong”, com duração de três dias (de quarta a sexta-feira, 18 de maio), das 14h à 15h30. O curso será ministrado pelo curador da mostra, Filipe Furtado. 

Como participar

Para as sessões gratuitas, as senhas devem ser retiradas a partir de uma hora antes do início da sessão ou do debate na bilheteria do CCBB. Para participar do curso, a pessoa deve se inscrever através do e-mail hongkongccbb@gmail.com. E quem assistir cinco filmes durante a mostra ganha um catálogo.

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Depois do Rio de Janeiro, a mostra será apresentada no CCBB Brasília (12 de junho a 8 de julho) e no CCBB São Paulo (20 de junho a 16 de julho). 

Campo obrigatório