Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sal: conheça os diferentes tipos disponíveis

Ele é o que dá sabor aos pratos, mas também pode se tornar um vilão se usado de forma exagerada

Sal: conheça os diferentes tipos disponíveis
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 19/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Tempero

De todos os temperos o sal é, de longe, o mais utilizado na culinária. Ele é o que dá sabor aos pratos, mas também pode se tornar um vilão se usado de forma exagerada.

Atualmente podem ser encontrados vários tipos de sal no mercado, cada um com uma 'função' diferente. Para escolher o tipo certo de sal para cada alimento, vamos aqui listar as versões desse mineral.

Flor de sal

A flor de sal é famosa por trazer uma textura crocante aos alimentos e por seu sabor intenso. Ela contém 10% mais sódio que o sal de cozinha e também carrega em sua composição magnésio, potássio e iodo. Lembre-se que para conseguir saborear o crocante da flor de sal, é indicado acrescentar após a preparação do alimento.

Sal refinado

Esse é o composto mais utilizado na culinária em todo o mundo. Ele é chamado de iodado por que em vários países, os fabricantes são obrigados a realizar o acréscimo de iodo em sua composição, o que pode ser muito benéfico à nossa saúde. O iodo é um mineral necessário para o bom funcionamento da tireóide, mas precisa ser consumido com moderação. Ele tem uma ótima capacidade de salgar, então, cuidado para não pesar a mão.

Sal negro

Uma característica especial desse sal é o seu aroma semelhante ao de gemas de ovos. Além da cor cinza puxado para o preto, que revela sua origem vulcânica. Ele possui a mesma quantidade de sódio que o sal de cozinha, mas o gosto é bem diferente. O sal negro tem um gostinho bem mais sulfuroso, que é perfeito para temperar carnes, peixes e aves.

Sal light

Apesar de levar “light” no nome, esse condimento não é nada indicado pra quem deseja emagrecer. Ele pode ser um aliado para pessoas que não podem consumir sódio regularmente por terem problemas de saúde ou para aqueles que decidiram maneirar no consumo de sódio. Comparado ao sal de cozinha, ele possui o teor de sódio reduzido (50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio). Mas atenção: pessoas com problemas renais devem ficar longe dele! Por conter mais potássio que os demais, o aumento desse mineral no organismo pode geral inúmeras complicações cardiovasculares.

Sal líquido

Existem inúmeros apaixonados pelo sal líquido devido sua praticidade na cozinha! Neste caso, o sal é dissolvido em água mineral e é comumente utilizado em spray, o que facilita muito seu uso e ajuda a salgar alimentos como saladas e carnes de maneira mais uniforme. Se quiser optar por um sabor mais suave, esse sal é o ideal.

Leia também: Dieta líquida: 3 cardápios para desintoxicar e emagrecer

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório