Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coentro: 9 benefícios da erva que divide opiniões

Esta erva é claramente mais querida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil

Coentro: 9 benefícios da erva que divide opiniões
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 16/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Polémica

Poucos ingredientes culinários são tão famosos e polêmicos quanto o coentro. Não há meio termo: ou ama-se ou odeia-se. Esta erva é claramente mais querida nas regiões Norte e Nordeste e perde espaço para a salsa, no que toca tempero, nas regiões sudeste, Centro-oeste e Sul do país.

Caso você seja do grupo que não gosta ou não tem costume de comer coentro, vamos listar abaixo nove motivos para começar a consumi-lo. Confira!

1 - Melhora a imunidade: tanto as folhas quanto as sementes do coentro possuem uma alta concentração de antioxidantes, incluindo a vitamina A, que auxilia no combate aos radicais livres, protegendo as células de danos.

2 - Regula a pressão arterial: nem todo mundo sabe, mas, além de prevenir as cãibras, o potássio trabalha com o sódio para manter o nível de água nas células equilibrado. Enquanto o último retém o líquido, o primeiro provoca a excreção. Isso significa que, ao contrabalancear o excesso de sódio, o potássio do coentro melhora o tônus vascular, reduzindo a pressão arterial.

3 - Diminui o desconforto intestinal: estudos mostram que o coentro tem ação espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrointestinal, melhorando a mobilidade e a secreção gástrica. Por isso, ele é um ótimo aliado no tratamento de gases, cólicas intestinais e até em casos de síndrome do intestino irritável.

4 - Melhora o aspecto da pele: da mesma maneira que protegem as células do corpo, os antioxidantes do coentro protegem a pele dos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce e deixando a pele mais viçosa e saudável.

5 - Auxilia no tratamento da diabetes: aumentar o consumo de coentro no dia a dia pode regular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcares no sangue. De acordo com estudos, isso ocorre porque o coentro melhora o metabolismo de carboidratos, controlando os índices glicêmicos.

6 - Diminui os níveis de colesterol. A semente de coentro tem ação hipolipidêmica, isto é, é capaz de melhorar também o metabolismo de lipídios.

7 - Regula o ciclo menstrual: benefício do coentro bastante conhecido da medicina ayurvédica, a regulagem da função menstrual ocorre graças ao efeito positivo do coentro nas glândulas endócrinas que, por sua vez, acabam por regular o ciclo. As sementes de coentro ainda ajudam a reduzir o inchaço, a cólica e as dores no corpo durante a menstruação.

8 - Controla a ansiedade: outro benefício bastante conhecido da medicina natural é o uso do coentro no tratamento da insônia. Através de uma análise do extrato do coentro, a medicina descobriu que, dependendo da dose administrada, ele tem efeito similar ao calmante diazepam.

9 - É um potente desintoxicante: enquanto muitas das receitas detox são modismos que não dizem realmente a que vieram em termos de benefício para o corpo, o extrato de coentro tem uma função importante que é eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio, do organismo.

Leia também: Sal: conheça os diferentes tipos disponíveis

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório