Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ELN declara 'cessar-fogo' durante eleições na Colômbia

Grupo interromperá atividades militares na semana que vem

ELN declara 'cessar-fogo' durante eleições na Colômbia
Notícias ao Minuto Brasil

15:49 - 14/05/18 por ANSA

Mundo Conflito

O Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciou nesta segunda-feira (14) que interromperá suas atividades militares temporariamente na Colômbia.

O período em questão acontecerá na próxima semana e terá fim após as eleições presidenciais no país, que ocorrem no domingo (27). De acordo com o grupo, o cessar-fogo começará a partir de 0h de sexta-feira (25) e será encerrado no mesmo horário, na terça (29).

No entanto, o ELN pediu uma "conduta similar" por parte do governo colombiano, que até então não se pronunciou. Após a dissolução das Farc, rebatizadas como "Força Alternativa Revolucionária Comum", o ELN tornou-se o maior grupo guerrilheiro do país, contabilizando aproximadamente 1,5 mil combatentes.

+ Ortega pede que comissão da OEA investigue mortes na Nicarágua

O governo de Juan Manuel Santos retomou na última quinta-feira (10) o quinto ciclo de diálogos de paz com a milícia em Cuba, cujo principal objetivo era uma trégua militar ampla que reativasse as esperanças e a credibilidade na negociação, afetada pelo confronto armado.

O local escolhido anteriormente era o Equador, mas o país retirou-se do processo após a morte de três membros da equipe do jornal "El Comercio", provocadas por uma dissidência das Farc. (ANSA)

Campo obrigatório