Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tinta jogada em ataque a prédio de Cármen Lúcia começa a ser removida

Em abril, membros de movimentos sociais lançaram balões de tinta vermelha no prédio e picharam a calçada

Tinta jogada em ataque a prédio de Cármen Lúcia começa a ser removida
Notícias ao Minuto Brasil

17:49 - 15/05/18 por Folhapress

Brasil BH

Mais de um mês após o ataque que manchou o prédio onde a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, tem um apartamento em Belo Horizonte, a tinta vermelha começou a ser removida da fachada.

O trabalho teve início nesta segunda-feira (14) e deve durar sete dias úteis, segundo Marcone Morais, dono da empresa de limpeza responsável pelo serviço.

No dia 6 de abril, membros do MST e do Levante Popular da Juventude lançaram balões de tinta vermelha no prédio e picharam a calçada no bairro Santo Agostinho, região nobre da capital mineira.

O edifício em frente, do Ministério Público de Minas Gerais, também foi pichado. A ministra havia votado contra o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acabou sendo preso no dia seguinte.

Houve testes com produtos de diversas empresas até que fosse encontrada uma fórmula capaz de remover a tinta, que já penetrou na fachada de mármore, alumínio e metal.

+ Patroa é denunciada por expor doméstica a trabalho análogo à escravidão

Segundo Marcone, sua firma foi contratada pelo condomínio para fazer a limpeza das áreas atingidas pelo ataque, o que inclui até o terceiro andar da fachada, as grades e o piso da garagem. O serviço é feito de baixo para cima, com o uso de andaimes e rapel.

Depois de limpa, a fachada será impermeabilizada. O condomínio estuda a possibilidade de revitalizar todo o edifício, já que mesmo a parte exterior não atingida acumulou sujeira com o tempo. O valor do serviço não foi informado.

O ataque gerou transtorno e preocupação para o condomínio, com nove apartamentos. A unidade da ministra é a da cobertura.

Cármen Lúcia frequenta o apartamento a cada 15 dias, quando leciona na Pontifícia Universidade Católica de Minas. A assessoria do STF informou que ela não comentará o episódio.

No dia do ataque, a polícia deteve dois suspeitos e revistou três ônibus usados pelos militantes, apreendendo facas, facões e bastões de madeira.

Alef Teixeira, 21, e Maxuel Martins Silva, 24, respondem pela acusação de pichação e foram liberados.

A investigação dos ataques ao prédio da ministra e também à sede do Ministério Público está a cargo da Polícia Civil e da Polícia Federal. A PF informou que o inquérito está em andamento e é sigiloso.

Já a Polícia Civil afirma que as investigações estão avançadas. Foram analisadas imagens e colhidos depoimentos de testemunhas para identificar outros envolvidos.

Na manhã do dia 7 de abril, após o ataque, dezenas de pessoas se reuniram para uma limpeza simbólica do prédio, deixando flores e mensagens de apoio à ministra. Organizado pelo MBL (Movimento Brasil Livre) e pelo Partido Novo, o ato mobilizou senhoras com seus cachorros, crianças e moradores, muitos vestidos de verde e amarelo. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório