Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fachin prorroga por 60 dias inquérito contra parlamentares

Eunício Oliveira (MDB-CE), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Romero Jucá (MDB-RR), Renan Calheiros (MDB-AL) e Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) são alvos da investigação

Fachin prorroga por 60 dias inquérito contra parlamentares
Notícias ao Minuto Brasil

09:50 - 16/05/18 por Notícias Ao Minuto

Política Delação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 60 dias de prazo para a conclusão das investigações contra os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), motivadas por delações da empresa Odebrecht.

São investigados no mesmo caso os senadores Romero Jucá (MDB-RR) e Renan Calheiros (MDB-AL), bem como o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA).

O pedido para a prorrogação do inquérito foi feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na semana passada.

O ex-presidente-executivo da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e outros cinco executivos da empresa relataram o pagamento de mais de R$ 7 milhões aos parlamentares para que duas medidas provisórias favoráveis à empresa fossem aprovadas no Congresso.

+ PF pede prorrogação de inquérito contra Temer, Padilha e Franco

O prazo para o fim das investigações da Polícia Federal (PF) já foi prorrogado por igual período, mas os delegados responsáveis voltaram a solicitar mais tempo, o que foi reforçado pela procuradora-geral da República.

Na petição encaminhada ao relator do caso, ministro Edson Fachin, Dodge citou investigações "pendentes" da PF, destacando que passados os últimos 60 dias, nenhuma das diligências previstas foi cumprida pelos delegados, entre elas a oitiva como testemunha de Carlos Parente, executivo da Braskem, uma subsidiária da Odebrecht.

Nos últimos dois meses, também não foram feitas perícias nos sistemas de comunicação e contabilidade paralela da Odebrecht, chamados Drousys e Mywebdayb, conforme previstas, destacou a PGR. "Assim, a Procuradora-Geral da República requer a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito", escreveu Dodge, "considerada a existência de diligências pendentes e necessárias".

Campo obrigatório