Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra o que são os sonhos e suas curiosidades

Os sonhos são traduções de nossos desejos e a realização destes

Descubra o que são os sonhos e suas curiosidades
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 25/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Fenômeno

As histórias que vivemos durante o sono – que muitas vezes parecem ser reais – intrigam especialistas e curiosos. Na busca de explicações para esse fenômeno tão comum, descobriu-se uma série de respostas curiosas sobre esse momento 'offline' do nosso cérebro.

Segundo Freud, os sonhos são traduções de nossos desejos e da realização destes. Eles se apresentam com uma aparência ou sentido manifesto, mecanismo de que se vale o superego, censor da nossa mente, que oculta seu significado, o sentido latente, o conteúdo que realmente tem valor na compreensão da nossa psique e dos nossos anseios.

Este teor onírico reveste-se de símbolos, histórias surreais que na verdade mascaram os desejos sufocados daquele que sonha. Para o psicanalista, os sonhos oferecem ao Homem a possibilidade de conhecer a alma humana.

De acordo com alguns estudos realizados pela Ciência, o ser humano sonha ao menos duas horas por noite. Assim, se 1/3 da vida passamos dormindo, aproximadamente 25% desses momentos são preenchidos pelas experiências oníricas.

Descubra 6 fatos curiosos sobre os sonhos:

1 - Todos os rostos do nosso sonho são conhecidos

Nosso cérebro não é capaz de inventar rostos. Então, se algum estranho aparecer no meio dos seus sonhos, saiba que você já viu esse rosto antes. Todas as feições com as quais sonhamos são de pessoas reais – quer você se recorde delas ou não. Como temos contato com milhares de pessoas ao longo da vida, nosso cérebro tem um estoque bem grande de personagens para incrementar suas histórias.

2 - Os sonhos são simbólicos

Desvendar o significado dos sonhos é uma tarefa que muitos perseguem. Aqueles que se preocupam em encontrar uma explicação para o que vivemos durante o sono sabem que eles são constituídos de uma linguagem profundamente simbólica. A verdade é que, qualquer que seja o elemento com que sonhamos, certamente ele representa algo muito distinto do próprio elemento.

3 - Temos múltiplos sonhos

Em média, é possível ter de 4 a 7 sonhos em uma única noite. Isso significa que você pode sonhar o quanto quiser em um período de uma a duas horas todas as noites.

4 - Os cegos também sonham

As pessoas que ficaram cegas somente depois do nascimento conseguem ver imagens em seus sonhos. Já aquelas que nasceram com essa condição, não veem imagens, mas são capazes de sonhar e ter sensações – sons, cheiros e emoções – como qualquer outra pessoa.

5 - Incorporamos o que acontece ao redor

É comum que nosso cérebro interprete os estímulos externos que recebemos durante o sono e faça com que eles participem dos nossos sonhos. Isso explica porque o som do seu despertador pode ser interpretado como uma sirene que toca no meio de um sonho, mas nada mais é do que a incorporação desse estímulo sonoro.

6 - Homens e mulheres sonham de maneiras diferentes

Você pode até achar estranho, mas os homens têm uma tendência a sonhar mais com o sexo masculino – cerca de 70% dos personagens dos sonhos dos homens são outros homens. Enquanto isso, as mulheres costumam apresentam um equilíbrio entre homens e mulheres em seus sonhos. Ainda, o público masculino costuma sentir emoções mais agressivas do que as mulheres enquanto sonha.

Leia também: 5 regras de etiqueta que eram padrão na Idade Média

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório