Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saúde confirma caso de meningite em escola particular do DF

Caso ocorreu no colégio Pódion, localizado na Asa Norte

Saúde confirma caso de meningite em escola particular do DF
Notícias ao Minuto Brasil

12:50 - 17/05/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou o registro de um caso de meningite meningocócica em um estudante de uma escola particular de Brasília. De acordo com a pasta, uma equipe de vigilância epidemiológica foi ao Colégio Pódion, localizado na Asa Norte, região central da capital, e tomou as medidas de profilaxia junto a profissionais e colegas que tiveram contato com o paciente.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos e também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais, como a meningocócica, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à capacidade de ocasionar surtos e à gravidade dos casos.

+ Estado do Rio tem 51º policial assassinado no ano

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele. A transmissão, em geral, ocorre de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

Ao perceber sinais sugestivos de meningite, é preciso procurar os serviços de saúde rapidamente. Além disso, o ministério orienta que a prevenção da doença deve ser feita por meio de tratamento medicamentoso de pessoas próximas ao paciente e por meio da vacinação.

A Agência Brasil entrou em contato com a direção do Colégio Pódion que preferiu não se manifestar sobre o caso. Com informações da Agência Brasil. 

Campo obrigatório