Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

México considera 'grave' Trump classificar imigrantes como 'animais'

Mesmo após a afirmação, o ministro mexicano garantiu que o país vizinho dos Estados Unidos prosseguirá com as negociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte

México considera 'grave' Trump classificar imigrantes como 'animais'
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 17/05/18 por Lusa

Mundo Luis Videgaray

Nesta quinta-feira (17), o Governo do México definiu como "grave" a afirmação do Presidente dos Estados Unidos em classificar imigrantes mexicanos como "animais", considerando que o republicano proferiu palavras "absolutamente inaceitáveis", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray, em uma entrevista à Rádio Fórmula.

Videgaray sustentou que a afirmação do Presidente norte-americano tem uma implicação "extraordinariamente perigosa" porque constitui um não reconhecimento dos direitos humanos.

"É incompreensível que se atente desta maneira contra o princípio fundamental do Estado de Direito", acrescentou, revelando que o México enviará hoje para o Departamento de Estado americano uma comunicação formal, através da sua embaixada em Washington, para expressar desacordo com as palavras de Trump.

Mesmo após a afirmação de Trump, o ministro mexicano garantiu que o país vizinho dos Estados Unidos prosseguirá com as negociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte "sem medo" e com "seriedade", defendendo os interesses do México e sem mudar de atitude.

+ Mulheres dizem 'Não' ao machismo em protesto no Chile

"Não é um jogo em que vamos cair", sublinhou, na entrevista radiofônica, em que reagiu à afirmação de Trump, que acusou o México de "nada fazer" para ajudar os Estados Unidos no fluxo de imigração ilegal na fronteira.

"Temos pessoas que entram no nosso país e que vocês não querem por serem maus. Não são pessoas, são animais, mas estamos a tirá-los do país num ritmo nunca antes visto", disse Trump, supostamente em referência a membros de grupos criminosos como o MS-13 (Mara Salvatrucha).

Na quarta (16), na Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos se encontrou com autoridades locais da Califórnia que se opõem às políticas de imigração naquele estado norte-americano e que aplaudiram os esforços da Administração Trump.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou no ano passado, uma lei que impede a polícia de ajudar os agentes federais com a imigração.

Brown insiste que a legislação, que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2018, não impede que as autoridades federais de imigração desenvolvam o seu trabalho, mas a administração Trump considerou as políticas inconstitucionais e perigosas e agiu para reverter a lei. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório