Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'A ONU acabou', diz presidente turco após conflito em Gaza

Tayyip Erdogan acusou Israel de querer "usurpar" Jerusalém

'A ONU acabou', diz presidente turco após conflito em Gaza
Notícias ao Minuto Brasil

06:42 - 18/05/18 por ANSA

Mundo Erdogan

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fez duras críticas às Nações Unidas (ONU) por causa de sua suposta falta de ação para lidar com a crise na Faixa de Gaza.

Erdogan tem sido a voz mais ativa no cenário internacional em defesa dos palestinos e até convocou para consultas seus embaixadores em Israel e Estados Unidos por causa dos conflitos gerados pela inauguração da embaixada norte-americana em Jerusalém.

"As Nações Unidas acabaram, desmoronaram. Neste momento, sequer consigo falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres], embora tenhamos uma boa amizade. Se continuar esse silêncio sobre o bullying de Israel, o mundo cairá no caos", disse o presidente turco, na última quarta-feira (16), em Ancara.

"Não permitiremos que Jerusalém seja usurpada por Israel. Apoiaremos a luta de nossos irmãos até que as terras palestinas tenham paz e segurança dentro das fronteiras de um Estado palestino livre", acrescentou.

+ Em comício final da campanha, Maduro ofende presidente colombiano

Erdogan convocou para esta sexta(18) uma cúpula extraordinária da Organização para a Cooperação Islâmica, que reúne 57 países, em Istambul. O encontro terá inclusive as presenças do presidente do Irã, Hassan Rohani, do rei da Jordânia, Abdullah II, e do primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah.

Nações com relações mais distantes com a Turquia, como o Egito, devem mandar delegações ministeriais. Após a cúpula, Erdogan fará um discurso para milhares de pessoas na cidade. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório