Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça cinco sites que ajudam a 'voltar no tempo'

Serviços impulsionam usuários na "volta ao passado"

Conheça cinco sites que ajudam a 'voltar no tempo'
Notícias ao Minuto Brasil

06:23 - 22/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Recordação

Os nostálgicos de plantão podem contar com aliados na hora de recordar as músicas, filmes e jogos que fizeram sucesso tempos atrás. Além da biblioteca virtual da Google Internet Archive, repleta de arquivos e jogos nascidos nos anos 80 e 90, outros serviços já estão disponíveis para impulsionar os usuários na "volta ao passado".

Saber como era a sua cidade e a rua em que você mora antigamente ou visitar as páginas que foram sucesso nas últimas décadas são alguns dos serviços disponíveis na velocidade de um clique, conforme listou o site TechTudo. Confira os cinco indicados!

+ Nasa lança missão para estudar o degelo e o movimento da água na Terra

1. Biblioteca virtual Internet Archive

Aqueles games que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 podem ser encontrados nessa espécie de baú online no qual também estão guardados programas, músicas, filmes, livros e cerca de 450 bilhões de páginas da web. A Biblioteca de Alexandria dos tempos digitais preserva jogos como Prince of Persia e SimCity.

2. Google Earth com máquina do tempo

A evolução das cidades é um serviço que pode ser conferido através do Google Earth Engine, uma volta no tempo de até três décadas. Por meio de um timelapse com imagens capturadas por satélites, o serviço mostra as transformações provocadas pelo homem e pela natureza em um imenso mapa mundi.

3. Spotify e sua máquina do tempo

Se quiser voltar à infância ou adolescência o Spotify também pode dar uma forcinha. Uma playlist personalizada pode ser criada por cada usuário, com músicas escolhidas com base no gosto e na idade. São pelo menos 30 canções nostálgicas disponíveis na versão web do aplicativo ou nas suas versões para Android e iPhone (iOS).

4. O Netflix dos clássicos: Oldflix

O rival brasileiro da Netflix se chama Oldflix. Ao invés de investir em novas produções, o catálogo do serviço resgata filmes clássicos da sua infância e adolescência, apostando nos conteúdos "retrô" das produções audiovisuais. Os clientes podem contratar o serviço por R$ 12,90 mensais e conferir clássicos como “O Poderoso Chefão”, “Drácula” e "Caverna do Dragão". Há a opção de experimentar o serviço de streaming gratuitamente por sete dias.

5. Google Street View revela ruas antigas

Por meio do serviço de navegação 360 graus do Google o usuário pode descobrir como era a sua rua antigamente. A plataforma coleciona registros feitos por ela mesma a fim de oferecer imagens para comparações de bairros e mudanças nas ruas das cidades. O recurso ajuda a visualizar o antes e depois de lugares marcados por tragédias e guerras ou até mesmo o andamento de construções em determinado ponto do mapa. Mas essa viagem no tempo só vai até 2007, quando as imagens começaram a ser registradas.

Campo obrigatório