Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo Falcon 9 precisará mudar para ser tripulado; descubra o quê

Foguete foi lançado no último dia 11

Novo Falcon 9 precisará mudar para ser tripulado; descubra o quê
Notícias ao Minuto Brasil

17:13 - 24/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

O Block 5, o foguete Falcon 9 lançado na última sexta-feira (11) da SpaceX, foi criado para ser tripulado. A decolagem de Cabo Canaveral, na Flórida, ocorreu, no entanto, sem nenhum astronauta a bordo, com a missão inaugural de colocar em uma órbita alta um satélite de comunicação de Bangladesh, chamado Bangabandhu Satellite-1.

Festejado pelo aumento de potência, que pode checar a quase 10% a mais que o modelo anterior, o equipamento poder ser relançado pelo menos mais dez vezes ao Espaço. O que realmente deve ocorrer até que a equipe de voos comerciais da NASA possa embarcar.

+ Nasa ativa motores poderosos para corrigir rota de nave para Marte

Conforme o Quartz reports, o foguete precisa ainda de um hardware conhecido como Recipientes de Pressão Compostos por Invólucros - COPVs, na sigla em inglês.

Os COPVs são garrafas localizadas dentro dos principais tanques propelentes do foguete, que são tomadas de hélio quando o combustível é rapidamente consumido durante o voo. Foi uma delas que causou a explosão do Falcon 9 lançado em setembro de 2016. Segundo informações da empresa de Elon Musk, o material que recobre o COPV fez com que os propelentes super frios dentro do tanque se inflamassem.

Segundo o The Verge, a SpaceX vem trabalhando em aprimorar os COPVs para chegar ao padrão de segurança da agência espacial norte-americana. "A quantidade de testes e pesquisas sendo feitas em torno da segurança do COPV é gigantesca", revelou Musk durante conversa com imprensa após o lançamento do Block 5. "Este é de longe o recipiente de pressão mais avançado já desenvolvido pela humanidade. É louco!".

Campo obrigatório