Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Goiânia: 9 adolescentes morrem em incêndio em centro para infratores

Outro interno foi socorrido em estado grave por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Goiânia: 9 adolescentes morrem em incêndio em centro para infratores
Notícias ao Minuto Brasil

15:03 - 25/05/18 por Folhapress

Justiça GO

Ao menos nove adolescentes morreram na manhã desta sexta-feira (25) durante um incêndio em um dos alojamentos do CIP (Centro de Internação Provisória), em Goiânia.

Outro interno foi socorrido em estado grave por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Eles atearam fogo no local, de acordo com a Secretaria Cidadã, responsável pela unidade. O governo nega que houve rebelião.

+ Esposa de empresário morto a tiros é presa suspeita de ser a mandante

O número exato de feridos não havia sido divulgado até o início da tarde desta sexta. O Corpo de Bombeiros informou que foi chamado às 11h27 e enviou quatro caminhões para apagar as chamas e fazer o resgate dos adolescentes. Cerca de 70 internos estão no local por determinação judicial. O alojamento incendiado tinha 11 adolescentes.

De acordo com a diretora-geral do Gecria (Grupo Executivo de Apoio à Criança e ao Adolescente), vinculado à Secretaria Cidadã, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil precisam de ao menos duas horas para concluir os trabalhos deles e liberar o local. Somente depois, acrescentou, o governo poderá divulgar informações mais detalhadas sobre o caso.

A unidade funciona de forma improvisada dentro de um batalhão da Polícia Militar e padece com infraestrutura precária, como fios elétricos expostos e infiltrações nas paredes. "É uma fatalidade absoluta", disse Luzia. "Essa unidade funciona desde a década de 1970, em local adaptado, e nunca teve um óbito", acrescentou.

Segundo a Secretaria Cidadã, a suspeita é a de que os adolescentes tenham usado fios da rede elétrica para gerar fogo a partir de um curto-circuito. "Eles fazem pela rede elétrica. Mesmo que retire a lâmpada e passe a gaiola de proteção, eles fazem o fogo pelo curto-circuito", disse, negando que o episódio tenha sido rebelião.

Assim que foi informado pela Secretaria Cidadã sobre o incêndio na unidade de internação de adolescentes infratores, o governador de Goiás, José Eliton (PSDB), determinou à equipe de auxiliares a imediata tomada de providências e medidas necessárias para a apuração das causas. Ele ainda disse que haverá apoio aos familiares dos internos, que foram encaminhados para um auditório dentro do batalhão.

O governador também antecipou o seu retorno a Goiânia do Encontro de Governadores do Brasil Central, em Cuiabá, para acompanhar e designar providências necessárias do governo. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório