Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Junho registra seis eventos astronômicos; saiba como vê-los

Mês está repleto de oportunidades para a observação do Sistema Solar

Junho registra seis eventos astronômicos; saiba como vê-los
Notícias ao Minuto Brasil

14:36 - 05/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Sistema

O mês de junho será especial para os amantes de fenômenos astronômicos, que poderão observar ao menos seis eventos especiais. Confira.

LUA NOVA - DIA 13

A Lua Nova ocorre quando lua, Terra e sol estão do mesmo lado, fazendo com que o astro fique invisível durante as noites, que se tornam mais escuras e possibilitam a observação a olho nu de galáxias e grupos de estrelas.

+ Conheça a dica perfeita para quem não suporta ouvir áudios no WhatsApp

ASTEROIDE 4 VESTA EM OPOSIÇÃO - DIA 19

Considerado um protoplaneta, ou seja, um planeta que não se formou completamente, o 4 Vesta poderá ser visto com binóculos e telescópios na quarta semana do mês.

SOLSTÍCIO DE INVERNO - DIA 21

Solstício de inverno é o nome que se dá ao dia com o menor índice de claridade oriunda de raios solares no ano. Representa a chegada da estação mais fria do ano.

PASSAGEM DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL - DIA 24

Distante 345 quilômetros da Terra, a Estação Espacial Internacional (ISS) poderá ser vista nos seguintes dias e horários: dia 19, às 19h41; dia 20, às 18h47; dia 21, às 17h54; dia 22, às 18h36; dia 23, às 17h42; e dia 24, às 18h26.

CHUVA DE METEOROS ALFA CAPRICORNÍDEOS

Passível de ser observada todos os anos, entre junho e agosto, a chuva de meteoros Alfa Capricornídeos ocorrerá no próximo dia 26.

APROXIMAÇÃO DE SATURNO

Por volta das 10h do dia 27, o planeta Saturno estará em sua posição mais próxima da Terra.

LUA DE MORANGO

Por volta de 1h53 será possível observar a Lua de Morango, quando uma lua cheia estará posicionada bem junto ao sol, do lado oposto da Terra.

Campo obrigatório