Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SP terá sessões inéditas de 'Nosferatu' com trilha sonora ao vivo

Filme será exibido no Instituto Moreira Salles, entre 12 e 14 de junho

SP terá sessões inéditas de 'Nosferatu' com trilha sonora ao vivo
Notícias ao Minuto Brasil

19:50 - 11/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cinema

O Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista) apresenta três sessões do filme 'Nosferatu – Uma Sinfonia do Horror' (1922) com trilha sonora original ao vivo nos dias 12, 13 e 14 de junho, às 20h30

O longa-metragem dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau é considerado marco do cinema alemão. Durante as sessões, nove músicos tocarão as composições do filme, que foram reconstituídas pelo pianista Hans Brandner e pelo regente Marcelo Falcão. Essa é a primeira vez que o longa-metragem é exibido no Brasil com sua trilha sonora original completa ao vivo.

+ Anúncio de novo 'De Volta para o Futuro' veio de perfil falso de ator

'Nosferatu' é uma adaptação do famoso romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não autorizaram Murnau a adaptar a obra. As músicas do filme foram compostas por Hans Erdmann (1888-1942) para serem tocadas durante as exibições, prática comum no período do cinema mudo. Devido a problemas de direitos autorais, a trilha foi desmembrada e a maioria das partituras se perdeu. Após um trabalho de pesquisa na Alemanha, Hans Brandner e Marcelo Falcão reconstituíram a trilha original do longa, que será executada nas sessões no IMS Paulista, sob a regência de Falcão.

Rodado em 1922, 'Nosferatu' é considerado um dos primeiros representantes do gênero do terror no cinema. O filme narra a história de Hutter, agente imobiliário que, a pedido de seu chefe, viaja ao encontro de um novo cliente, o conde Orlok. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha, e se apaixona por Ellen, a noiva de Hutter.

Os ingressos (R$ 4 a inteira e R$ 2 a meia) serão vendidos no dia de cada sessão, a partir das 10h, na bilheteria do centro cultural. Há limite de dois ingressos por pessoa.

Campo obrigatório