Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ao menos 2,5 milhões de pessoas recorreram a traficantes para migrarem

Pelo menos 2,5 milhões de pessoas recorreram em 2016 a traficantes para entrarem de forma irregular noutro país, o que traduziu lucros de cerca de sete mil milhões de dólares para os criminosos

Ao menos 2,5 milhões de pessoas recorreram a traficantes para migrarem
Notícias ao Minuto Brasil

09:40 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Segundo a ONU

Pelo menos 2,5 milhões de pessoas recorreram em 2016 a traficantes para entrarem de forma irregular noutro país, o que traduziu lucros de cerca de sete mil milhões de dólares para os criminosos. Os dados constam do "estudo global de tráfico de migrantes" publicado nesta quarta-feira (13), em Viena, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), com dados de 2016 e 2017.

O diretor do organismo, Jean-Luc Lemahieu, comentou que este "crime transnacional aproveita-se dos mais vulneráveis entre os vulneráveis".

+ Papa envia mensagem para Copa do Mundo na Rússia

"É um crime global que requer uma ação global", acrescentou o mesmo responsável, na apresentação do relatório, no qual se lê que, além do risco de morte na viagem, quem recorre a estas redes pode sofrer violência, violações, roubos, sequestros, extorsões e serem escravizados laboral ou sexualmente.

Segundo a ONU, a procura por traficantes é particularmente alta entre refugiados que, por falta de outros meios, recorrem a estes criminosos para chegarem a um destino seguro e para fugirem das zonas de conflito.

Em 2017, registraram-se quase 6.200 migrantes mortos durante a viagem para outro país, tendo 58% morrido em afogamento. "O assassinato deliberado (de migrantes) registra-se na maioria das rotas de contrabando", segundo o relatório, sem dar detalhes.

O ONUDC sublinhou que estes números são "apenas a ponta do iceberg" e que é "muito provável que muitas mortes de migrantes não sejam documentadas, sobretudo nas rotas marítimas não vigiadas, assim como em percursos terrestres remotos ou inóspitos".

O Mediterrâneo registra o maior número de mortos, enquanto a rota mais lucrativa para os criminosos é na América do Norte, com quase quatro mil milhões de dólares.

Quem mais recorre a redes são jovens homens, mas em algumas rotas do sudeste asiático é elevada a presença de mulheres.

Nas suas conclusões, a ONUDC defende que para contrariar o cenário devem ser disponibilizados mais canais legais de migração em campos de refugiados e países de origem. Também se sugere uma maior conscientização dos migrantes sobre as falsas promessas dos traficantes. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório