Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Degelo na Antártida é contínuo e vai aumentar, diz estudo

34.000 quilômetros quadrados da plataforma de gelo já desapareceram desde 1950

Degelo na Antártida é contínuo e vai aumentar, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Revista

Em uma edição especial da revista Nature sobre a Antártida afirma que a monitorização da região através de satélite mostra o contínuo degelo para os oceanos, de acordo com registros feitos durante décadas por cientistas das Universidades de Leeds (Reino Unido), da Califórnia (em San Diego, Estados Unidos) e de Maryland (Estados Unidos).

O estudo indica que desde a era dos satélites não se tem, aparentemente, notado mudanças gerais muito significativas, mas que há "sinais de um declínio de longo prazo". Segundo os cientistas, as plataformas de gelo dos mares de Amundsen (que já teve três quilômetros de espessura) e de Bellingshausen estão 18% mais finas do que no início dos anos 90. Além disso, o aumento acentuado das temperaturas do ar fez colapsar plataformas de gelo na península antártica.

Mais de 150 estudos tentam determinar quanto gelo o continente está  perdendo.

Um deles, também publicado na edição especial da Nature, envolveu 84 cientistas e 44 organizações, que combinaram 24 pesquisas por satélite. E com essas pesquisas concluíram que entre 2012 e 2017 a Antártida perdeu 219 bilhões de toneladas de gelo por ano, três vezes mais do que antes de 2012.

+ Ministro da Cultura espanhol pede demissão

Concluíram estes cientistas que as perdas de gelo da Antártida aumentaram os níveis do mar em 7,6 milímetros desde 1992, dois quintos desse aumento (três milímetros) nos últimos cinco anos.

Os especialistas dizem que a Antártida armazena água congelada suficiente para elevar o nível global dos mares em 58 metros, por isso, justificam, estes estudos são importantes para entender os impactos atuais e futuros das alterações climáticas.

Andrew Shepherd, da Universidade de Leeds, frisou que as perdas de gelo na Antártida aumentaram na última década, o que faz com que o nível da água do mar suba mais rapidamente do que em qualquer outro período nos últimos 25 anos, o que tem de ser uma preocupação dos governos.

Erik Ivins, da NASA, avisou que o estudo pode ser considerado o mais fiável sobre a massa de gelo do continente, tendo em conta o período de observação, o número de participantes e as técnicas utilizadas.

Em resumo, segundo os cientistas, a Antártida Ocidental e a Península Antártica perderam gelo e o crescimento da camada de gelo na Antártida Oriental também foi reduzido. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório