Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova visita a Lula

Objetivo é verificar as condições de encarceramento do ex-presidente na PF de Curitiba

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova visita a Lula
Notícias ao Minuto Brasil

15:39 - 13/06/18 por Notícias Ao Minuto

Política Diligência

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai realizar uma diligência na sede da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba (PR), para verificar as condições de encarceramento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e demais pessoas presas naquelas dependências. O colegiado aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) para a realização dessa visita de averiguação.

Viana ressaltou que é tarefa da CCJ — o colegiado responsável por sabatinar e aprovar os integrantes dos tribunais superiores — acompanhar e discutir todo o sistema do Judiciário brasileiro. Ainda que a realização desse tipo de diligência esteja amparada no Regimento do Senado, essa viagem não implicará custos para a Casa, já que a proposta de Viana define que cada senador que participe da averiguação arque com todas as despesas de deslocamento.

Lula está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril. Desde então, diversos pedidos de visita ao ex-presidente vêm sendo negados pela Justiça, como ocorreu com uma comissão formada por nove governadores de estado. O petista cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP).

Leia também: PF constata que Geddel esteve em ponto de entrega de propina

Campo obrigatório