Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

TSE cassa mandato de prefeito de Mangaratiba

Eleito em 2016, Aarão de Moura não poderia ter se candidatado por estar inelegível

TSE cassa mandato de prefeito de Mangaratiba
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 14/06/18 por Notícias Ao Minuto

Política Rio de Janeiro

Em decisão unânime durante a sessão desta quinta-feira (14), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de candidatura de Aarão de Moura (PPS), eleito em 2016 para a Prefeitura de Mangaratiba (RJ). Com a medida, novas eleições serão marcadas para a escolha de novo prefeito, tão logo seja publicado o acórdão da decisão.

A relatora do caso, ministra Rosa Weber, destacou que o político foi condenado por abuso de poder praticado nas eleições de 2008, quando também foi eleito para comandar o município.

Em seu voto, Rosa Weber lembrou que o prazo de inelegibilidade de Aarão teve início no dia 5 de outubro de 2008 e findou em 5 de outubro de 2016. Como as eleições de 2016 ocorreram no dia 2 de outubro, o fim do prazo de inelegibilidade foi posterior à data da eleição. Ou seja, Aarão foi eleito quando sequer poderia ter se candidatado.

+ 'PF manipula diálogos e faz vazamentos', critica ministro de Temer

“A meu juízo, estão preenchidos os requisitos para as causas de inelegibilidade e, por isso, merece reforma o acórdão regional”, disse ela, ao fazer referência à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que havia concedido o registro ao então candidato.

O voto da relatora foi seguido pelos ministros Luis Roberto Barroso, Napoleão Nunes Maia Filho, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux.

Campo obrigatório