Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quer fugir do frio? Veja as melhores praias para ir em julho

Fomos atrás do 'praiômetro', que reúne as médias históricas de precipitação em alguns destinos de praia do Brasil

Quer fugir do frio? Veja as melhores praias para ir em julho
Notícias ao Minuto Brasil

06:28 - 20/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Opções

Tem gente que realmente não suporta o tempo chuvoso, frio ou ficar muito tempo sem ter um bom dia de praia. Pensando nisso, fomos atrás do 'praiômetro', que reúne as médias históricas de precipitação em alguns destinos de praia do Brasil.

A meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças fora do comum, e os dados aqui apresentados são baseados em médias históricas, compildas pelo site 'Viaje na Viagem'. Confira!

+ Praias incríveis fazem de Anguilla e St. Barth os destinos do momento

Praia em julho no Brasil

  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Floco de neve | Temperatura média máxima abaixo de 20ºC: não vá!

Vá!

No Brasil, a melhor região para pegar praia é lá em cima, na costa nordestina voltada para o norte. O verão chega mais cedo no Maranhão, no Piauí e no Ceará (Jericoacoara e Fortaleza). Se você quer sol e calor garantidos em julho, voe para lá.

Para quem não faz questão de calorão, o trecho do Sudeste entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro (incluindo Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty) também tem histórico de tempo firme. Mas se passar uma frente fria, o tempo não vai ficar só nublado ou chuvoso -- vai fazer frio, também.

Pode ir!

No Nordeste, Fernando de Noronha sai da estação das chuvas.

No norte da Bahia, o trecho entre Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte registra menos chuvas do que a vizinha Salvador.

Já o centro e o sul da Bahia mantêm a toada das chuvas equilibradas, entre 100mm e 200mm por mês. São boas apostas para as férias de julho Ilhéus (incluindo Itacaré e Barra Grande) e de Porto Seguro (Santo André, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado).

Melhor não ir!

Com histórico de mais de 200mm de precipitação no mês, vá a Natal, Pipa), Aracaju, Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba consciente de que pode chover.

Em São Paulo, o Litoral Norte -- tem tempo relativamente firme, mas a temperatura média máxima é inferior a 24ºC; vá apenas se você curte praia no inverno.

Não vá!

Último mês de chuvas mais pesadas em algumas das praias mais cobiçadas do Nordeste. O almanaque manda evitar Paraíba, Pernambuco e Alagoas -- deixe João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió para mais tarde.

Abaixo de São Paulo, o tempo não é ruim, mas com temperaturas médias máximas inferiores a 20ºC, não vai dar praia na Ilha do Mel, nem em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa), em Torres ou em Punta del Este.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório