Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espanha vence o Irã e divide liderança do grupo B com Portugal

Os campeões mundiais de 2010 tiveram que superar uma surpreendente demissão de Julen Lopetegui

Espanha vence o Irã e divide liderança do grupo B com Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

17:07 - 20/06/18 por Folhapress

Esporte Futebol

Cotada como uma das favoritas para o título da Copa do Mundo, nem em seus piores pesadelos a Espanha esperava passar por tantas dificuldades na Rússia. Os campeões mundiais de 2010 tiveram que superar uma surpreendente demissão de Julen Lopetegui, a 48 horas de sua estreia no Mundial, e amargaram um empate com saber de derrota por 3 a 3 para Portugal, já no final da partida.

Por isso, a sofrida vitória por 1 a 0 diante do Irã, nesta quarta-feira (20), na Arena Kazan, trouxe um sentimento de alívio para os espanhóis. O resultado não apenas manteve a equipe com chances reais de seguir no Mundial como deixou toda a definição do Grupo B para a última rodada, na próxima segunda-feira (25).

Espanha e Portugal estão empatadas com quatro pontos cada uma, seguidas pelo Irã, que tem três. Na teoria, o desafio espanhol será um pouco mais fácil, porque enfrentará uma eliminada seleção do Marrocos na última rodada. Já Irã e Portugal farão um confronto direto por uma das vagas.

+ Capitão da Costa Rica: 'Talvez o Brasil ganhe de nós em 19 de 20 jogos'

Empate nos dois jogos classificará as duas seleções europeias para as oitavas de final, com a definição de posições ficando para os critérios de desempate. Para a Espanha, contudo, mais importante do que fazer projeções e contas, foi festejar a difícil vitória sobre o bravo time do Irã. Depois de um primeiro tempo onde chegou a criar mais chances de gol, porém esbarrou na forte defesa iraniana, a vitória só veio graças ao senso de oportunismo do artilheiro Diego Costa.

Aos 8min da etapa final, o atacante recebeu um passe magistral de Andrés Iniesta dentro da área. Ao tentar travar o chute do brasileiro naturalizado espanhol, o iraniano Rezaeian chutou a bola em sua perna, desviando-a para as redes, para desespero do goleiro Beiranvand. O jogo ainda teve um momento de grande frustração para o irã, que chegou a empatar a partida aos 16 minutos. Rezaeian cobrou uma falta na área, Azmoun desviou e bola sobrou para Ezatolahi  fazer o gol.

Mas a emocionante comemoração dos iranianos acabou frustrada, após o árbitro uruguaio Andres  Cunha anular o gol, marcando impedimento.A pressão final do Irã não deu resultado, esbarrando na falta de maior qualidade de seus atacantes – das cinco chances de gol criadas pela equipe, nenhuma acertou o gol espanhol. O Irã ainda segue com chances de avançar para a fase de mata-mata, embora mantenha a escrita de só perder para equipes europeias em Mundiais, com sete derrotas em sete confrontos.

Já os badalados espanhóis, que ao menos por enquanto estão afastando o perigo de uma eliminação precoce na Copa do Mundo, conseguiram manter uma marca impressionante: estão há 22 partidas sem perder, na maior série invicta no futebol internacional. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório