Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erdogan lidera com quase 60% dos votos na Turquia

Presidente há 15 anos no poder é favorito, mas pode ir a segundo turno

Erdogan lidera com quase 60% dos votos na Turquia
Notícias ao Minuto Brasil

13:20 - 24/06/18 por Ansa

Mundo Notícias do Mundo

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lidera a apuração das eleições deste domingo (24), com 56,98% dos votos e 42,65% das urnas escrutinadas. Esse número lhe daria a vitória já no primeiro turno.

Seu principal adversário, Muharrem Ince, tem 28,31%. Além disso, a coalizão liderada pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de Erdogan, aparece com 61,15% dos votos na disputa parlamentar, que tem 25,40% das urnas apuradas.

As eleições foram antecipadas por Erdogan em quase um ano e meio e marcam a introdução do regime presidencialista no país, após o referendo de 2017.

Com isso, a figura do presidente passará a ter mais poder em suas mãos. Além disso, o pleito ocorreu sob estado de emergência, em vigor desde o fracassado golpe de Estado de julho de 2016. Erdogan justificou a antecipação com o argumento de que precisa tomar decisões urgentes sobre a guerra contra os curdos no norte da Síria e para conter as instabilidades econômicas que cercam a Turquia. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório