Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Wikipédia bloqueia acesso por protesto contra lei europeia

A página italiana da enciclopédia digital está redirecionando os internautas para um comunicado onde explica a decisão

Wikipédia bloqueia acesso por protesto contra lei europeia
Notícias ao Minuto Brasil

15:20 - 04/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Direitos

A Wikipédia da Itália decidiu protestar contra a Lei dos Direitos de Autor que foi proposta na União Europeia no mês passado, bloqueando acesso às suas páginas e redirecionando os internautas para um comunicado seu sobre o assunto.

“No dia 5 de julho, o Plenário do Parlamento Europeu votará se deve proceder com uma diretiva de direitos de autor proposta que, se aprovada, irá prejudicar significativamente a abertura da internet. Em vez de atualizar as leis de direitos de autor na Europa e promover a participação de todos os cidadãos na sociedade da informação, a diretiva ameaça a liberdade online e cria obstáculos no acesso à internet, impondo novas barreiras, filtros e restrições. Se a proposta for aprovada na sua forma atual, será impossível compartilhar artigos noticiosos em redes sociais ou encontrá-los num motor de busca. A própria Wikipédia estará em risco”, diz o comunicado.

Como informa o Gizmodo, os grandes motivos das críticas focam-se em dois artigos da Lei dos Direitos de Autor proposta, supostamente o Artigo 13 e o Artigo 11. Enquanto o primeiro previne que conteúdo protegido por direitos autorais seja partilhado em qualquer plataforma (o que colocaria em perigo memes feitos com base em filmes ou séries), o segundo aplicaria taxas a sites com ‘links’ para notícias ou que usem excertos dessas mesmas notícias.

É esperado que entre esta quarta (4) e amanhã (5 - dia da votação) ocorram mais protestos e que apareçam mais defensores da internet no seu estado atual.

Leia também: WhatsApp se diz 'alarmado' com mortes na Índia em função de fake news

Campo obrigatório