Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Auditoria vai identificar custos da energia térmica

"O trabalho de auditoria encontra-se em fase de finalização, com possível publicação para o mês de agosto", disse a Controladoria-Geral da União (CGU)

Auditoria vai identificar custos da energia térmica
Notícias ao Minuto Brasil

16:43 - 07/07/18 por Folhapress

Economia Mercado

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) está na fase final de uma auditoria sobre um fundo que custeia a geração termelétrica no Norte do país por meio de encargos cobrados junto aos consumidores, a chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

"O trabalho de auditoria encontra-se em fase de finalização, com possível publicação para o mês de agosto", disse a CGU. O levantamento começou após uma fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que apontou no ano passado que a estatal Eletrobras teria de devolver cerca de R$ 3 bilhões à CCC devido a repasses superiores ao devido a subsidiárias da companhia entre 2009 e 2016.

+ Vendas crescem 4,9% em maio nos shoppings

Distribuidoras da Eletrobras, como a Amazonas Energia, recebem recursos do fundo para suportar os elevados custos de geração térmica em regiões ainda não conectadas ao sistema elétrico, os chamados "sistemas isolados". A Eletrobras questiona a cobrança da Aneel e defende que teria recursos extras a receber do fundo, ao invés de dívidas. A CGU priorizou o levantamento para avaliar o impacto financeiro da evolução no plano de privatizar a Eletrobras. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório