Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 dicas para tirar a chupeta do bebê sem traumas

além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de sapinho, de otite média e de alterações do palato

4 dicas para tirar a chupeta do bebê sem traumas
Notícias ao Minuto Brasil

17:32 - 11/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Missão

Os bebês possuem a necessidade fisiológica da sucção, a denominada sucção não nutritiva, desde o nascimento. Por esta razão, o bebê pode querer passar muito tempo sugando o seio da mãe e alguns pais, nesta fase, optam por administrar a chupeta. Apesar de dar um conforto aos pais, a chupeta pode causar alguns problemas, principalmente quando administrada antes do estabelecimento da amamentação.

O Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), desaconselha o uso de chupeta, mamadeira e bicos artificiais pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento. "Crianças que chupam chupetas, em geral, são amamentadas com menos frequência, o que pode comprometer a produção de leite. Embora não haja dúvidas de que o desmame precoce ocorre com mais frequência entre as crianças que usam chupeta, ainda não são totalmente conhecidos os mecanismos envolvidos nessa associação", indica o manual pró-aleitamento materno. "Além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações do palato. A comparação de crânios de pessoas que viveram antes da existência dos bicos de borracha com crânios mais modernos sugere o efeito nocivo dos bicos na formação da cavidade oral", explica.

+ Aprenda a preparar uma sopa de feijão especial para as crianças

As crianças acabam se apegando emocionalmente à chupeta, pois ela funciona como um substituto do peito materno. Este comportamento faz com que a retirada da chupeta seja um momento muito complicado para pais e crianças, na maioria dos casos. Em entrevista ao site 'Dicas de Mulher', a pediatra do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria Nathália Sarkis aponta quatro dicas para que os pais tenham sucesso em retirar o objeto:

- Recorra a outros objetos, como chocalhos e mordedores.

- Mantenha o aleitamento materno, pois como o bebê tem uma necessidade fisiológica de sucção, a amamentação irá suprir essa necessidade.

- Dê carinho e atenção, tente acalmar a criança com conversas ou "ninando".

- Recorra a músicas calmas e/ou atrativas para acalmar ou entreter o bebê.

É muito importante ressaltar que a retirada da chupeta não deve ser feita de forma abrupta, pois isso pode gerar traumas na criança. “Eles (os pais) podem permitir o uso da chupeta em momentos específicos do dia, como antes de dormir ou durante episódios de doença”, finaliza a pediatra.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório