Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mergulhador cita falha de bomba e gritos na caverna da Tailândia

Últimos socorristas tiveram que se apressar para passar por lugar estreito e deixar o local

Mergulhador cita falha de bomba e gritos na caverna da Tailândia
Notícias ao Minuto Brasil

11:50 - 12/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Resgate

Uma nova e surpreendente informação foi recentemente divulgada sobre o resgate dos 12 garotos e de seu treinador da caverna inundada de Tham Luang, na Tailândia. A energia elétrica e as bombas para retirar água pararam de funcionar no momento que o time foi retirado, mas tornou imperativo aos últimos resgatistas deixassem a caverna às pressas, conta o último mergulhador a sair do local.

Na terça-feira (10), assim que as últimas cinco pessoas resgatadas tinham acabado de serem resgatadas, ouviu-se um grito partindo do lugar mais delicado do trajeto de saída, uma galeria tubular por onde se passava com muita dificuldade, noticia o G1.

"O australiano que supervisionava a passagem começou a berrar dizendo que a bomba d'água tinha deixado de funcionar", disse à AFP Chaiyananta Peeranarong, de 60 anos, ex-comandante da Marinha tailandesa.

Ele relatou os últimos momentos da dramática evacuação: "Se não se bombeasse a água nesse lugar, só seria possível sair com um cilindro de oxigênio". Por causa disso, os últimos mergulhadores "correram" para passar por esse lugar "T", um pesadelo por sua estreiteza.

+ Parte do time tirado de caverna tem infecção, mas quadro não preocupa

Chaiyananta relata que deixou os colegas passarem e saiu por último, tendo tempo apenas de passar antes de o lugar ficar totalmente submerso.

O comandante explica que, para evitar que os meninos entrassem em pânico na hora do mergulho, alguns foram sedados e adormecidos. A mídia havia noticiado que eles apenas teria tomado pílulas para controlar o estresse.

"Disseram à imprensa que os garotos deveriam aprender a mergulhar. Esses garotos não comiam, ou dormiam, há dias, como teriam encontrado energia para praticar? Isso era absurdo", revelou.

Campo obrigatório