Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Restaurante da Torre Eiffel pode mudar de dono

Chefs franceses travam 'guerra' por restaurante atualmente comandado por Alain Ducasse

Restaurante da Torre Eiffel pode mudar de dono
Notícias ao Minuto Brasil

13:01 - 16/07/18 por ANSA

Lifestyle Gastronomia

Três dos chefs mais estrelados da França prometem deflagrar uma batalha jurídica pelo direito de ficar com o "Jules Verne", o prestigioso restaurante do segundo andar da Torre Eiffel, em Paris. De um lado, está o monegasco Alain Ducasse, o mais premiado cozinheiro do país e que comanda os fogões do Jules Verne há 10 anos; do outro, a dupla Thierry Marx e Frédéric Anton, escolhidos para assumir o restaurante por uma década a partir de 1º de setembro.

Os novos chefs foram escolhidos por meio de uma licitação feita pelo grupo Sete (Sociedade de Exploração da Torre Eiffel), que administra o monumento, mas Ducasse diz que o processo está "viciado" e, segundo o jornal Le Parisien, acionará a Prefeitura para anular o resultado da disputa. Além do Jules Verne, o monegasco terá de abandonar o "58", que fica no primeiro andar da torre e é mais acessível que o irmão do plano superior.

O argumento de Ducasse é que a licitação foi gerida pela empresa Nova Consulting, que, no passado, prestara consultoria estratégica à Sodexo, companhia de Marx e Anton.

+ 4 alimentos saudáveis para ajudar as veias e artérias

"O processo foi totalmente privado de imparcialidade, uma vez que as pontuações atribuídas foram sistematicamente favoráveis ao concorrente", diz a defesa do monegasco. Além disso, os advogados alegam que Ducasse havia proposto pagar 15,2 milhões de euros à Sete, enquanto a oferta da dupla vencedora é de 14 milhões. A decisão de anular ou não a licitação caberá à Prefeitura de Paris, que tem um mês para se posicionar. Ainda assim, o caso pode parar nos tribunais. A Sete se limitou a dizer que o procedimento para conceder a gestão dos restaurantes ainda está em curso e que a Nova Consulting também prestou serviços à empresa de Ducasse. (ANSA)

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório