Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É oficial: 'Fortnite' vai evitar a loja da Google

Entretanto a Samsung parece ter garantido um período de exclusividade maior que o esperado

É oficial: 'Fortnite' vai evitar a loja da Google
Notícias ao Minuto Brasil

19:20 - 04/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Android

A Epic Games confirmou que o seu jogo de sucesso ‘Fortnite’ não estará disponível na loja virtual do Android, a Play Store. Em vez disso, os jogadores do sistema operativo da Google interessados no jogo terão de o obter diretamente do site oficial caso os seus dispositivos sejam compatíveis.

“A Epic quer ter uma relação direta com os nossos clientes em todas as plataformas onde seja possível. O melhor da internet e da revolução digital é que isto é possível, agora que as lojas e os distribuidores já não são obrigatórios”, diz o comunicado do CEO da Epic Games, Tim Sweeney, obtido pelo The Verge.

O motivo de manter ‘Fortnite’ fora da Play Store está também ligado com a taxa de 30% cobrada pela Google por cada transação feita a partir de uma aplicação. Tendo em conta que ‘Fortnite’ é gratuito e obtém toda a receita a partir deste tipo de transações, não sobram dúvidas que a Google teria direito a uma grande fatia de todas as compras dos jogadores.

“A taxa de 30% é um alto custo num mundo em que os 70% dos produtores do jogo têm de cobrir todo o custo de desenvolver, operar e apoiar os seus jogos. Há uma razão para isto nas consolas, onde há um enorme investimento em hardware, por vezes vendido abaixo do custo, e campanhas de marketing em conjunto com as editoras”, explicou Sweeney.

Apesar de perceber como funciona o mercado das consolas, o CEO indicou ainda que não é este que se passa no ecossistema Android, onde “30% é desproporcional para o custo dos serviços de que estas lojas [virtuais] desempenham, como processamento de pagamento, largura de banda de descarregamento e serviço ao cliente”.

Apesar desta decisão relativamente ao sistema Android, a Epic Games não teve escolha no que diz respeito ao iOS da Apple. Dado que a tecnológica de Cupertino não permite a distribuição de aplicações fora da sua App Store, a Epic Games foi obrigada a lançar 'Fortnite' na loja virtual para chegar aos utilizadores de iPhones.

Sweeney parece confiante no sucesso da distribuição de ‘Fortnite’ em Android, dando o exemplo de jogos como ‘League of Legends’. Além disso, evitar a Play Store trará benefícios à Epic Games no que diz respeito ao mercado chinês. “Uma vez que a Google Play não opera na China, todo o mercado chinês Android já está pronto para fontes diretas de software como o WeChat da Tencent ou a Xiaomi Store”, aponta.

+ Três dicas para aumentar a interação no Instagram e bombar no Stories

Samsung garante lançamento exclusivo?

‘Fortnite’ ainda não tem data de lançamento oficial no Android mas, se evitar a Play Store poderá lançar polêmica entre os usuários do sistema operativo, a possibilidade do jogo ser lançado como um exclusivo da Samsung pode lançar a Epic Games num autêntico ‘turbilhão’ de críticas.

Dizem fontes do Android Headlines que a Epic Games e a Samsung acertaram a exclusividade de ‘Fortnite’ por um período que poderá ser de 120 dias, período este em que o jogo apenas estará disponível apenas para smartphones da Samsung.

Os rumores iniciais apontavam para um período de exclusividade de apenas 30 dias mas, ao que parece, este período é apenas relativo ao Galaxy Note 9. Uma vez lançado o novo top de linha, começarão a contar os 30 dias e, assim que acabar, seguem-se entre 60 a 90 dias de exclusividade parta todos os donos de um smartphone Galaxy S compatível.

Isto sendo verdade, significa que ‘Fortnite’ apenas estaria disponível para todos os smartphones Android em novembro ou dezembro. Teremos no entanto de esperar pela confirmação da Samsung e da Epic Games, algo que deve acontecer já no dia 9 de agosto no anúncio oficial do Galaxy Note 9.

Campo obrigatório