Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Especialistas alertam: crianças devem diminuir exposição a telas

Especialistas alertam para a necessidade de controlar o tempo passado em frente às telas

Especialistas alertam: crianças devem diminuir exposição a telas
Notícias ao Minuto Brasil

10:00 - 07/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Saúde

Mães e pais estão sendo alertados para a necessidade de reduzir o tempo que passam usando smartphones, computadores e televisões. Especialistas sugerem que os aparelhos sejam banidos dos quartos e durante as refeições, para que os pequenos aprendam a passar tempo com a família e ao ar livre. 

Médicos da American Heart Association (Associação americana do Coração) lançaram o aviso, após rever dezenas de estudos realizados anteriormente acerca da relação entre o uso de telas e a saúde.

Os pesquisadores afirmam que, em média, jovens entre os oito e os 18 anos permanecem mais de sete horas por dia olhando para telas. Vale ressaltar que este valor não deveria passar de duas horas.

Paradoxalmente, o tempo passado em frente à televisão está diminuindo, mas está sendo superado pelo uso de smartphones, tablets e computadores, especificamente para o uso de redes sociais, visualização de vídeos, jogos e pesquisas online.

Isso significa que existem cada vez mais pessoas com um estilo de vida sedentário – o que por sua vez aumenta o risco de desenvolvimento de obesidade, ataques cardíacos e infartos.

A médica Tracie Barnett, que presidiu o painel médico, disse: “Quando possível, todas as atividades que têm como base telas devem ser reduzidas, de modo a diminuir os riscos que acarretam”.

“O consumo passivo destes monitores deve ser evitado, assim como deixar a televisão simplesmente ligada e em plano de fundo, para que esse tipo de comportamento não seja normalizado”, continua. “Aconselhamos a todas as crianças que se sentem menos e brinquem mais”, concluiu.

Campo obrigatório