Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ipea: frete tabelado deve elevar custo na agropecuária e gerar inflação

Possibilidade foi levantada pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do instituto, durante seminário de Economia Agrícola, nesta terça-feira (7)

Ipea: frete tabelado deve elevar custo na agropecuária e gerar inflação
Notícias ao Minuto Brasil

19:05 - 07/08/18 por Estadao Conteudo

Economia Expectativa

O tabelamento do frete deve resultar em mais custos para o setor agropecuário no País e, com isso, ter efeito na inflação, afirmou nesta terça-feira, 7, o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior. O executivo participa, em Brasília, do seminário de Economia Agrícola no instituto.

Souza Júnior ressaltou, porém, que a questão (do tabelamento) segue indefinida. "Muita gente está discutindo isso na Justiça e há dúvidas", disse.

A pesquisadora Ana Cecília Kreter, da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, acrescentou que o setor "ainda está passando por um processo de estabilização em relação à mudança nos fretes". E pontuou: "Essas alterações têm um efeito diferente, a depender do porte do produtor e da distância da produção para os centros de distribuição."

+ EUA aprovam açúcar feito da cana transgênica brasileira

De todo modo, os efeitos da greve dos caminhoneiros (que resultou no tabelamento do frete) ainda não estão claros, afirmaram os especialistas reunidos no seminário. "Todos estão debruçados para tentar entender o efeito dessa greve (no setor agropecuário)", confirmou o coordenador científico do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), Geraldo Barros.

Para ele, os reflexos ficaram mais claros para os alimentos perecíveis, como o leite, quando uma grande quantidade da produção foi perdida e deixou de ser comercializada.

Campo obrigatório