Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais rico e estrangeiro, Campeonato Inglês começa nesta sexta-feira

Hoje, 67,7% são estrangeiros, em times que se assemelham a seleções multinacionais

Mais rico e estrangeiro, Campeonato Inglês começa nesta sexta-feira
Notícias ao Minuto Brasil

20:43 - 09/08/18 por Folhapress

Esporte Premier League

Em 1992, quando o Campeonato Inglês virou Premier League, 71,3% dos jogadores da competição eram nascidos no país. Hoje, 67,7% são estrangeiros, em times que se assemelham a seleções multinacionais. Casos de Manchester United e Leicester, que abrem nesta sexta (10) a temporada 2018/19 da liga inglesa. Dos 59 atletas dos dois clubes, 16 são ingleses: 27%.

A porcentagem de atletas estrangeiros na Inglaterra é a maior das cinco principais ligas europeias. Na Itália, segundo país com mais jogadores de fora, o índice é de 55%. O recurso da TV, além da receita dos clubes com bilheteria e ações aos torcedores, ajuda a sustentar as equipes.

As televisões pagaram 4,464 bilhões de libras (cerca de R$ 21,760 bilhões) por cinco dos sete pacotes de televisão do triênio 2019-2022. A pouca quantidade de ingleses no campeonato do país tem gerado discussões.

Uma corrente defende que os reforços internacionais tiram espaço dos ingleses, diminuindo a força da seleção. Há quem pense o contrário. Caso do economista Stefan Szymanski, que escreveu com o jornalista Simon Kuper o best-seller "Soccernomics". A tese dos autores: a Premier League não é vilã.

+ Esporte Interativo: fim surpreende clubes, que cogitam rever contratos

De 1966, quando foram campeões mundiais, até o início do atual formato, em 1992, a Inglaterra ficou mais vezes fora da Euro ou da Copa na comparação com o período atual, pós-Premier League.

Por esse argumento, o fortalecimento da liga local cria uma espécie de seleção natural. Jogam só os melhores, e se um inglês está entre eles, sobe o nível da seleção. A campanha inglesa na Rússia ajuda a corroborar essa tese.

Os jovens comandados de Gareth Southgate foram até a semifinal, fase que a equipe não alcançava desde 1990. Com um técnico português (Mourinho, do Manchester United) frente à frente de um francês (Puel, no Leicester), inicia-se outro capítulo para alimentar a discussão.

Apesar de Southgate ter defendido que os jovens ingleses sejam mais escalados, para que ganhem rodagem. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório